Projeto Informa terá edição especial para servidores

15/02/2019 16:20:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Ação no CIAS será nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, de 8h às 11h

Os servidores municipais da Secretaria de Saúde poderão participar do Projeto Informa, que acontecerá na próxima semana nos dias 19, 20 e 21, no Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), de 8h às 11h. O objetivo da edição é incentivar o servidor a participar das atividades oferecidas pela prefeitura.

"O município disponibiliza inúmeras atividades físicas e queremos mostrar isso ao servidor, indicá-lo a um exercício que seja de acordo com o seu perfil e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida", disse a coordenadora do Informa, Francini Farah.

O Programa InForma consiste na realização avaliações físicas e, após o resultado, é feito o encaminhamento para a prática de exercícios mais indicados para a pessoa, em programas desenvolvidos pela Secretaria de Esportes. Na avaliação física é feita aferição de pressão, medição de peso e altura, além do índice de massa corporal (IMC) e relação cintura x quadril. A pessoa recebe também orientações básicas sobre alimentação fornecidas por um nutricionista.

Ginástica Laboral começa no dia 19

Dando continuidade às atividades para promover a saúde e bem-estar do servidor, a Secretaria de Esportes também passa a oferecer, a partir da terça-feira (19), Ginástica Laboral no Cias e no Hospital Publico de Macaé (HPM). No Cias, a atividade acontecerá toda terça e quinta, de 10h às 13h. E, no HPM, nesses mesmos dias, de 8h às 11h.

"O objetivo é tirar o servidor do sedentarismo, melhorar a flexibilidade, diminuir lesões que podem ser adquiridas por algum esforço repetitivo", disse Francini, acrescentando que pretende expandir o projeto a outras secretarias. "Além do Cias e HPM, a gente deseja levar a ginástica para outros setores, alcançando cada vez mais servidores". pontuou.

A Ginástica Laboral é o tipo de ginástica cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho. Com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios trazem benefícios como a redução de fadiga e o aumento de produtividade. Os exercícios se baseiam em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores e são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador.