Treinos do Macaé Basquete continuam mesmo durante o carnaval

09/02/2018 15:38:00 - Jornalista: Assessoria Macaé Basquete/Carlos Fernandes

Foto: Assessoria Macaé de Basquete/ Matheus Cordeiro

Em preparação para a Liga Ouro, equipe segue trabalhando no feriado

O planejamento do Macaé Basquete para a pré-temporada do time que disputa a Liga Ouro segue em período integral. Os atletas já vêm seguindo uma programação especial de treinamentos há três semanas e, logo após os exames médicos e físicos na apresentação, os trabalhos mais intensos em quadra e na preparação física começaram. Sem folgas mesmo durante o Carnaval, o time seguirá a preparação sem interrupção.

A nova comissão técnica trabalha para que os atletas respondam bem já no primeiro jogo e mantenham o desempenho ao longo da competição, evitando o desgaste e as lesões.

- Precisamos ser cirúrgicos nos treinamentos da pré-temporada, pois teremos um tempo curto de preparação e cada treinamento tem que ser muito produtivo para adquirirmos conjunto antes da estreia. Mas sabemos que a equipe irá crescer dentro do campeonato – planeja o técnico Léo Costa.

A comissão técnica está aplicando cargas de trabalho para preparação, intercalando atividades em quadra para aprimorar a parte técnica, com o trabalho físico e de recuperação dos jogadores. Porém, mesmo antes da apresentação, os atletas já seguiam uma programação específica.

- Estamos em contato há algumas semanas e, desde então, eles estão seguindo um cronograma de treinamentos em casa e na academia. Esse planejamento acelerou o processo para a preparação mais específica, na pré-temporada. Desta forma, eles estarão bem fisicamente já nos primeiros jogos - diz o preparador físico, Jayme Cantalice.

Apesar do período para que os jogadores absorvam o que a comissão pensa sobre o esquema de jogo, além de treinar fundamentos como passes, sistema defensivo, criação de jogadas e arremessos, por ser começo de temporada, o assistente técnico Renan Gitiony lembra que o time tende a crescer o entrosamento no decorrer da liga Ouro:

- Sabemos que o tempo de preparação é curto. Sendo assim, temos que correr contra o tempo para buscarmos o entrosamento necessário para iniciarmos bem a competição. Mas, a equipe vai se entrosar ainda mais no decorrer do campeonato, criando a sua cara – explica Renan.

A estreia do time será diante de sua torcida, no Ginásio do Tênis Clube (Juquinha). O jogo acontece no dia 3 de março, às 18h, contra o São José Basketball (SP), vice-campeão do NBB na temporada 2011/2012. O elenco para o campeonato conta com os americanos TJ Bell (ala/pivô), Nate Barnes (armador) e Isaac Thornton (ala/armador); os alas/armadores Pitico, Chupeta, Gustavo e Matheuzinho; os alas Castellon e Vini; os alas/pivôs Rafa Oliveira, Matheus Pereira e Pablo; e o pivô Ygor.

O Macaé Basquete é patrocinado pela Unimed Costa do Sol, SAME, Cavaleiros Comunicação, Falck Safety, Alternativa Internet, ACIM, Ramada Steak House, Aktion Sports, Botica D’Rossi, Cavaleiros Comunicação, Shop & Cia, American Insight, Adail Costa, Iris Mídia, Planet Cinemas, Garagem Centro de Artes, Vivendas da Lagoa e Maple Bear. Além disso, conta com o apoio da Universidade Estácio de Sá, Tênis Clube e das empresas parceiras do programa Somos Macaé Basquete.

Comissão Técnica

Técnico:
Leonardo Costa

Assistente Técnico: Renan Gitiony

Assistente Técnico: Bruno Gonzalez

Preparador Físico: Jayme Cantalice

Fisioterapeuta: Hugo Ubiratã

Médico: Patrick Gurgel

Supervisor: Walter Júnior

Mordomo: Paulo Henrique Meireles