Capacitação de servidores tem foco no atendimento

17/10/2016 17:31:00 - Jornalista: Lione Acácia

Foto: Divulgação

Atendimento a novos empreendedores é um dos focos da preparação

Atendimento diferenciado foi o tema do curso promovido pelo Sebrae para servidores municipais. Durante a capacitação, agentes de atendimento da Casa do Empreendedor, Macaé Facilita de Córrego do Ouro, Barra, Sana e da subsecretaria de Posturas se prepararam para prestar um atendimento ético e perspicaz, com habilidades no trato com o cidadão. O curso aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), das 9 às 17h.

Entre as maiores demandas está o atendimento a novos empreendedores, que chegam à Casa do Empreendedor, em busca de informações para abrir seu negócio. Só esse ano, já foram registrados 6.073 atendimentos. E o total de microempreendedores em Macaé já ultrapassava 11.200 até 31 de agosto.

Para Valciléia Sanches, Coordenadora da Casa do Empreendedor, o curso atende aos anseios dos servidores, que desejam ser mais efetivos. "Como servidora posso afirmar que a cada nova capacitação, nos sentimos mais úteis e mais responsáveis pelo bom funcionamento da administração pública. Estarmos comprometidos com os objetivos da gestão é importante para quem administra, e mais importante para quem utiliza nossos serviços", completou.

No total, 16 pessoas participaram do curso, que é apenas o início de uma programação que visa capacitar todas as secretarias. Para Selma Marra, consultora do Sebrae, que já esteve à frente de outras 30 turmas, fazer o servidor olhar o cidadão com outros olhos é a parte mais importante do curso.

- Entre outros assuntos tratados nesses dias de aula, eu tentei mostrar aos participantes qual é a visão do cidadão em relação ao servidor, mas percebi que a turma já tem um grau de comprometimento muito grande. Já existe neles uma preocupação com o cidadão - afirmou.

Durante os dias de curso, os servidores receberam subsídios para realizar um trabalho com responsabilidade e promover uma melhoria da postura e predisposição no atendimento e tratamento. Para o servidor Alexandre Novais, assistente administrativo, as aulas foram importantes para "enxergar a pessoa com os olhos dos outros". "Com muito dinamismo, a Selma conseguiu nos fazer entender que se colocar no lugar da outra pessoa deve ser sempre nossa primeira atitude. Quando uma pessoa chega estressada, nervosa, ou de cara feia, temos que entender que existem motivos para ela estar assim. O importante é nunca julgar a pessoa por apenas um único dia", ressaltou Alexandre.