Prefeitura Municipal de Macaé

Fundação Educacional de Macaé

Apresentação

A Educação no Brasil sofreu grandes mudanças desde o primeiro ato oficial de ensino no país, em 1759, quando o Marquês de Pombal criou as aulas régias para os nobres. No século seguinte, o ensino superior criado por D. João VI, em 1808, com as Reais Academias, ganhou o título de excelência, porém, a educação era elitista e só poucos tinham acesso. Na atualidade, muito se avançou no Ensino Superior no país e muito ainda tem que avançar. Para transformar esse cenário numa educação universal de excelência, o município de Macaé deu um grande passo com a criação da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), em 1992.

A instituição municipal nasceu para gerir o convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Universidade Federal Fluminense (UFF) com os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Com o tempo, a dinâmica da relação entre a Funemac e o Ensino Superior foi se transformando.
Chegamos ao ano 2000 com autorização para implantar a primeira graduação que culminou com o credenciamento para que, em 2001, fosse inaugurada a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que é pública municipal, com o primeiro curso que  foi Sistemas de Informação. E assim se passaram cinco anos quando a Cidade Universitária começou a ser construída em 2005.

O sonho efervesceu e as ideias no papel trouxeram a ampliação da parceria da prefeitura, em 2006, desta vez com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Nupem - Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé) e o seu curso de Biologia. No ano seguinte, em 2007, quando a Cidade Universitária foi inaugurada, a UFRJ abriu, em Macaé, mais dois cursos de graduação: Química e Farmácia. A expansão de novos cursos alcançou a FeMASS que passou a oferecer também os cursos superiores de Engenharia de Produção e Administração.
     
Dentro do que foi feito, o que está sendo feito e o que precisa fazer, estratégia, desenvolvimento e responsabilidade social são as marcas, hoje, que a Funemac tem construído em parceria com a sociedade na formação da educação cidadã. Atualmente, a Cidade Universitária oferece, gratuitamente, também os cursos de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição, Engenharias Civil, de Produção e Mecânica. A parceria com a UFF também deu bons frutos com a reabertura do curso de Direito, em 2008.

Razão de ser
 
A Cidade Universitária é hoje um modelo de (trans) formação de pessoas que constroem um mundo melhor por meio da educação que dissemina bons valores e atitudes. Essa é a principal razão de ser da Funemac.

Dizer que a justificativa principal da instituição é algo maior do que ensinar e aprender parece figura de linguagem, mas realmente transcende qualquer gestão pública. Seu objetivo é ampliar as possibilidades de acesso de todo cidadão ao ensino superior gratuito e de qualidade, de maneira que a produção acadêmica das salas de aula e dos laboratórios leve o conhecimento à sociedade. E os caminhos para essa troca são com base nas pesquisas e extensão, transformando saber e técnica em desenvolvimento sustentável e em qualidade de vida para todos.
 
A Cidade Universitária é uma das referências na região em ensino superior por sua característica de prezar pela educação universal de qualidade e por oferecer aos estudantes várias universidades convivendo no mesmo espaço, modelo de educação brasileira contemporânea. Juntas, a FeMASS, UFF e UFRJ oferecem 17 cursos de graduação e mais dois de pós-graduação, num universo vivo e dinâmico de quase quatro mil alunos diariamente.
 
A Funemac é a mantenedora da FeMASS e parceira da UFF e UFRJ neste projeto da prefeitura que ganhou vida na Cidade Universitária. Há aulas nos três turnos, dependendo do curso e da universidade:
 
FeMASS
Cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

UFRJ
Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil.

UFF
Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.
A UFF também tem o Centro de Assistência Jurídica (CajUFF) que funciona na Cidade Universitária. Atua com ingresso e acompanhamento de ações judiciais gratuitamente para a população.
Busca

Transparência Macaé

Destaque