'Conhecendo a Cidade Universitária' recebe alunos da Escola Sesi

21/06/2016 17:02:00 - Jornalista: Joiciana Hotz

Foto: Divulgação

Prefeitura mantém uma faculdade municipal dentro do espaço

O projeto "Conhecendo a Cidade Universitária" recebeu, nesta segunda-feira (20), das 8h às 17h, cerca de 60 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Sesi. No roteiro, os estudantes visitaram os laboratórios e as dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o polo universitário de Macaé: FeMASS, UFF e UFRJ.

Também foram apresentadas palestras sobre as 18 graduações oferecidas nas IES com a representante da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Alda Canabarra; o aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF), Júlio Cesar Campos Filho; e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rosane Ribeiro.

Segundo o professor de português e inglês da Escola do Sesi, Edkleisson Souza, o projeto aproxima o estudante da universidade e auxilia na tomada de decisão para a escolha da profissão.

- Os alunos estão no momento de decidir qual caminho escolher e se preparam para prestar vestibular ou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muitos deles já sinalizaram a vontade de cursar as graduações oferecidas no campus, por isso, esta é uma ótima chance para que eles amadureçam suas ideias a respeito da futura profissão - explicou o educador.

Durante a visita ao laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte (Lapice), da UFRJ, os alunos visitantes acompanharam um pouco do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar, que conta com preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e atende atletas de Macaé e região. Para Arthur Lemos, 17 anos, a Cidade Universitária está preparada para formar profissionais qualificados.

- Já tinha ouvido falar que havia laboratórios no campus, mas não fazia ideia de como eles eram e o que era pesquisado. Pretendo cursar Direito e estando aqui vejo que a Cidade Universitária está bem preparada para atender outras áreas do conhecimento e formar bons profissionais -, relatou o jovem, que foi voluntário para participar da demonstração do Lapice na avaliação física na esteira.

O “Conhecendo a Cidade Universitária” é implementado pelo Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac. As ações acontecem o ano inteiro com visitas de escolas cujos alunos têm a oportunidade de conhecer o campus de perto e tudo o que oferece. As escolas interessadas podem entrar em contato e agendar a sua visita pelo telefone 2796-2529.

A Cidade Universitária é gerida pela prefeitura, por meio da Funemac, situada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.