Faculdade Municipal desenvolve software que agiliza matrículas nas disciplinas

06/09/2013 11:47:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Para aliar a tecnologia desenvolvida na Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass) à necessidade de maior agilidade nos processos de controle acadêmico, a faculdade, articulada à Fundação Educacional de Macaé (Funemac), utilizou neste semestre um projeto de pesquisa que possibilitou dar maior agilidade ao processo de matrícula por disciplina, que foi informatizado. Uma enquete realizada pela instituição apontou quase cem por cento de aprovação ao novo sistema pelos universitários.

De acordo com a pesquisa, 96,30% dos alunos aprovaram o novo sistema e 95,24% concordam que ele foi rápido e contribuiu para evitar filas. O projeto se chama “A Utilização de Modelagem Ágil e Orientação a Objetos no Desenvolvimento de Aplicações WEB, Tendo como estudo de caso Sistemas de Controle Acadêmico”. Esse projeto de pesquisa teve início em junho. Entretanto, alguns estudos anteriores já haviam sido realizados na faculdade com esse foco.

Devido ao período de férias, o “Módulo de Matrícula” do projeto foi iniciado pelo professor Alan Carvalho Galante, com a contribuição do professor e analista de negócios, Sérgio Eduardo, e do ex-aluno da FeMass, Enoque Ribeiro. Mas no decorrer do semestre, a pesquisa contará com a colaboração de alunos bolsistas. Essa iniciativa, além de atender a necessidades da instituição, gera conhecimento e publicação de artigos científicos. “É a pesquisa apoiando a prática”, diz o superintendente Acadêmico da Funemac, Sérgio Eduardo Corrêa Netto.

Antes da utilização do projeto, a escolha das disciplinas, que é regrada por pré-requisitos, disponibilidade de vaga, ordem de períodos, entre outras normas, era feita manualmente e validada pelos coordenadores dos cursos, o que gerava filas durante o processo. Uma matrícula que levava de cinco a trinta minutos, com o novo módulo pôde ser concluída de três a sete minutos.

Durante a semana de matrícula, que ocorreu de 30 de julho a 2 de agosto, e ainda até o dia 23 de agosto, quando foi possível fazer alterações nas matrículas realizadas, como troca, exclusão e inclusão de disciplinas, foram matriculados 703 alunos, sendo 210 de Administração, 320 de Engenharia de Produção e 173 de Sistemas de Informação.

Para a realização de matrícula nas disciplinas, os alunos receberam orientação da equipe da Secretaria da FeMass nos laboratórios da Cidade Universitária. O procedimento consiste em realizar login no Módulo de Matrícula, atualizar dados pessoais e de contato e inscrever-se nas disciplinas que não apresentam conflito de horário e atendam aos pré-requisitos, já identificadas pelo sistema.



O projeto desenvolvido tem outras possibilidades como a emissão de histórico e declarações; produção de relatórios diversos pela secretaria e área para lançamento de notas e de frequência pelo professor e visualização das mesmas pelos alunos. Toda tecnologia usada é gratuita: a linguagem de programação, o ambiente de desenvolvimento, o banco de dados e o servidor. Para alimentar o sistemas, a equipe da Secretaria da FeMass precisou lançar os dados dos históricos, a partir do ano de 2001, de todos os estudantes.