Tabuleiro Universitário: abertas inscrições para Campeonato Relâmpago

25/05/2016 12:25:00 - Jornalista: Joici Hotz

Foto: Guga Malheiros

Vinte e seis vagas estão abertas para a terceira edição do campeonato

Estão abertas as inscrições para o 3º Campeonato de Xadrez Relâmpago para enxadristas de Macaé e região. Esta edição oferece 26 vagas. Os interessados devem preencher cadastro enviando nome e documento de identificação para o e-mail: clubemacaensedexadrez@hotmail.com até segunda-feira (30). O evento acontecerá, na terça-feira (31), às 19h, no hall da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

O projeto Tabuleiro Universitário - Xadrez para Todos é uma parceria entre a Funemac, por meio da Universidade Livre (Unilivre), e o Clube Macaense de Xadrez (CMX).

Segundo o presidente do CMX, Vitor Neves, esta é uma modalidade ágil, com duração de 10 minutos, em que as partidas são monitoradas pelo sistema suíço que possibilita que os jogadores disputem com os que mais possuem pontuação. Haverá premiação de um tabuleiro para atleta sub-16, os três primeiros colocados receberão medalhas e, também, medalha para destaque feminino. Não há limite de idade e nem taxa de inscrição. Os jogadores federados também podem participar.

Inaugurado em setembro do ano passado, o projeto Tabuleiro Universitário - Xadrez para Todos foi criado com o intuito de promover o contato da população com o esporte e oferecer cursos para enxadristas iniciantes e intermediários. A última edição do Campeonato de Xadrez Relâmpago foi feita em 19 de abril.

A Unilivre é coordenada por Paulo de Tarso de Castro Peixoto, diretor do Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac, situada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.