Prefeitura Municipal de Macaé

Portal de Dados GeoMacaé

O que é georreferenciar?

Georreferenciar é associar um elemento posicionado na superfície da Terra a um sistema de coordenadas de referência, permitindo saber com precisão sua localização e a de ocorrências e fenômenos a ele relacionados. Diversas áreas de conhecimento são importantes para as atividades de georreferenciamento, como Aerofotogrametria, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, dentre outras, também conhecidas como Geotecnologias.    
 

Sistema de referência geocêntrico. 

 
 
Para auxiliar as atividades de georreferenciamento de dados utiliza-se um Sistema de Informações Geográficas (SIG), um sistema computacional que permite a captura, armazenamento, análise, produção e exibição de dados associados às respectivas posições na superfície da Terra. Em um SIG os dados são representados em camadas (layers) cada qual com um tema específico (vegetação, arruamento, escolas etc) e um tipo de geometria (ponto, linha e poligono). As camadas de dados podem ser combinadas para gerar mapas temáticos, gráficos, relatórios e outros documentos para apoiar a tomada de decisão em áreas como Saúde, Educação, Marketing, Planejamento Urbano etc.


Camadas de dados em um SIG.

A título de exemplo, o diagrama mostrado a seguir foi produzido por um SIG e é resultado do monitoramenrto do nível água do Aquífero Ogallala (EUA) entre 1980 e 1990. Com uma área de aproximadamente 450.000 km², o aquífero passa pelos estados de Dacota do Sul, Nebraska, Wyoming, Colorado, Kansas, Oklahoma, Novo México e Texas, sendo considerado um dos maiores do mundo. 


Monitoramento dos níveis de água no Aquífero Ogallala (EUA).
 
O monitoramento de emergências em Jakarta, Indonésia, é realizado como o apoio de geotecnologias em uma sala especialmente projetada para esta função. Os dados e imagens provenientes de fontes heterogêneas como celulares, rádio, tv, internet etc, são consolidados em um SIG e servem de referência para que as autoridades ajam nas mais diversas situações.
 

Sala de controle de monitoramento de emergências em Jakarta, Indonésia. 
 
 
A produção de dados georreferenciados tem sido crescente em todo o mundo e observando-se as inúmeras possibilidades de aplicação, não há limites para sua utilização.