Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Adjunta de Habitação

Bosque Azul: 368 novas unidades habitacionais serão sorteadas

2017-01-26 17:39:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro
Compartilhe:  
Foto de pessoas no Condomínio Bosque Azul
Foto: Arquivo Secom
Famílias se inscreveram em 2014 e têm renda de um a três salários mínimos

A Prefeitura de Macaé continua as ações do maior programa habitacional do município, o Minha Casa, Minha Vida, e sorteia 368 novas unidades habitacionais do Condomínio Bosque Azul, por meio da Secretaria Adjunta de Habitação, no dia 10 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no São José do Barreto. O edital com a convocação dos inscritos no programa será publicado nesta sexta-feira (27) em jornal local. A lista também estará disponível aqui no site da prefeitura. Clique aqui para acessar o edital de convocação.

Essas unidades habitacionais foram construídas por meio de parceria entre os governos federal e municipal, e vão atender as famílias cadastradas na demanda espontânea, com renda de um a três salários mínimos, que se inscreveram em 2014 para aquisição de um imóvel e com cadastro liberado pelo Banco do Brasil, instituição financeira responsável pelo programa.

De acordo com a secretária Municipal Adjunta de Habitação, Alessandra Aguiar, nesta segunda fase a prefeitura entrega 560 unidades dos apartamentos do Bosque Azul, sendo que 192 unidades serão usadas para um condomínio que vai abrigar as famílias que serão removidas da localidade de Águas Maravilhosas, atendendo a um processo judicial para remoção de residentes de área de risco da localidade.

Ao ser realizado o sorteio, cada família vai saber qual o apartamento em que vai morar e a presença é importante, já que no ato será entregue o documento para agendar a vistoria dos imóveis. "Nesse dia será sorteado o endereço e cada família receberá a data da vistoria agendada. Depois desta vistoria, se estiver tudo certo no imóvel, será assinado o contrato com o Banco do Brasil, seguido da entrega das chaves", disse Alessandra Aguiar. A vistoria das casas será agendada no dia do sorteio e começa a ser realizada no dia 13 de fevereiro. Qualquer dúvida quanto ao agendamento, basta entrar em contato com a secretaria na Avenida Marechal Rondon, 390, Miramar (antigo Barracão da prefeitura), ou pelo telefone: 2796 1782.

Atendimento à demanda por moradia dos moradores do Águas Maravilhosas

A Secretaria de Habitação esclarece que as famílias do Águas Maravilhosas não entrarão no sorteio do dia 10. Para atender a essa demanda, foram realizadas reuniões com os moradores da localidade, todas as famílias foram cadastradas e as casas seladas pela Secretaria de Habitação em agosto de 2015, sendo encaminhados para o juiz do processo o mapa da localidade e o cadastro de toda área com o nome dos moradores que serão beneficiados com a nova moradia.

A Secretaria de Habitação informa que, de acordo com as solicitações dos moradores da área de risco do Águas Maravilhosas, serão agendadas reuniões com as famílias para que eles possam escolher os residentes do seu condomínio, visando manter a vizinhança do território onde as famílias moram. As reuniões serão realizadas para saber do interesse dos mesmos em manter a vizinhança e a vivência familiar.

Residencial Bosque Azul

As obras do Condomínio Bosque Azul começaram em 2014 pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, com a assinatura do convênio. As obras estão sendo entregas agora. A primeira fase foi inaugurada em 2016 para famílias da área de risco da Ladeira de Santana. Nesta fase foram entregues 480 unidades para famílias que tiveram suas residências interditadas pela Coordenadoria de Defesa Civil por conta das fortes chuvas no município no final de 2013, e as moradias restantes atendendo à demanda espontânea dos inscritos no Programa.

O condomínio é composto de 2.280 moradias dos Programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal, com unidades para beneficiar famílias cadastradas para remoção e que vivem em área considerada de risco ou aquelas da demanda espontânea, com renda de um a três salários mínimos que se inscreveram em 2014 para aquisição de um imóvel.

Os apartamentos do Bosque Azul foram construídos em blocos, com 16 apartamentos por bloco. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e total acessibilidades a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais; asfaltamento; calçadas e iluminação pública.

Cada quadra contém um Centro Comunitário e dois cômodos para recolhimento do lixo, reciclável e comum. A área externa é gramada. O Condomínio está situado na Rua Projetada, Bosque Azul, Complexo da Ajuda. A área foi doada, em contrapartida, pela prefeitura e definida como Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

+ Mais Notícias