Prefeitura atende 192 famílias do Águas Maravilhosas com residências

14/02/2017 18:04:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Futuros moradores terão casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro

A Prefeitura de Macaé, representada pela Secretaria Adjunta de Habitação, realizou nesta terça-feira (14) uma reunião com as 192 famílias residentes na localidade de Águas Maravilhosas, definindo as unidades habitacionais onde as famílias passarão a viver no Condomínio Bosque Azul, após a remoção. Isso acontece porque o município atende à determinação judicial de retirada das famílias desta área de risco.

Segundo a secretaria adjunta de Habitação, Alessandra Aguiar, essa remoção acontece com as 192 famílias aprovadas na primeira fase do projeto para a localidade de Águas Maravilhosas, já que há ainda algumas outras famílias a serem removidas, com documentação pendente, o que deve acontecer logo que toda documentação for concluída.

Toda comunidade do Águas Maravilhosas vai residir no Condomínio da quadra 6, com 12 blocos. Essas remoções atendem à cota de área de risco onde não há sorteio. Para atender às famílias e manter o laço dos territórios onde viviam antes, foram realizadas reuniões para que cada grupo escolhesse o endereço, respeitando a vizinhança.

Antes da definição do local de moradia de cada família, a comunidade foi trabalhada desde o processo de selagem das casas das Águas Maravilhosas, que aconteceu em agosto de 2014. Segundo informou a secretaria, o juiz ordenou a remoção total da área e esta ação está sob a responsabilidade da Prefeitura de Macaé.

Novas moradias têm infraestrutura urbana adequada

Desde o início do processo judicial, a prefeitura não podia fazer nenhuma melhoria na localidade. Com a remoção, as famílias vão mudar para um local com toda infraestrutura. Mesmo os que não aceitaram a remoção e insistem em ficar, não poderão fazer isso, pois o juiz determinou a saída total da área, pelo risco que o local representa para a saúde dos moradores.

Todas as famílias que tiveram o local de sua nova moradia definido saíram da reunião com a data da vistoria já marcada, o que acontece a partir de segunda-feira (20). A mudança para o novo local deverá acontecer neste semestre, depois da vistoria e do banco elaborar o contrato com os novos moradores. "O morador deverá arcar somente despesas cartorárias, que variam entre R$ 25 a R$ 80 mensais, de acordo com a renda familiar, e que serão parcelados em até dez anos", disse a secretária Alessandra.

Moradores comemoram futura mudança

Benedita Daiane Esquerdo Nascimento, de 33 anos, reside no Águas Maravilhosas com o marido, dois filhos, um irmão com esposa e filho, há cerca de três anos. Antes vivia de aluguel em um condomínio. Adquiriu o terreno no Águas Maravilhosas e começou a construção de sua casa. Só soube do processo depois de pagar o terreno e com a casa já iniciada. "Quando a selagem aconteceu, a casa já estava pronta. Aí, fomos cadastrados e ficamos aguardando. Estou tranquila. Vou perder o terreno, mas vou ganhar em qualidade de vida. Aqui não temos água, falta luz. Para nós, o importante é sair do aluguel", disse a moradora.

Elenon Machado Nascimento considera bom sair do aluguel. "Tinha um sonho de construir uma casa do nosso jeito para atender à família e vou para um apartamento, mas a vantagem é sair do aluguel", concluiu o morador.

O Condomínio Bosque Azul é uma obra do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Macaé e o Banco do Brasil.


Fotos Relacionadas