Reuniões irão definir mudança de famílias para o Bosque Azul

05/05/2017 15:52:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom

Famílias receberam a chave simbólica no último dia 1º

Nos dias 9, 10 e 11 de maio, a Secretaria Adjunta de Habitação vai promover reuniões com os beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida que vão morar nas unidades habitacionais do Bosque Azul. O grupo já realizou a assinatura dos contratos e receberam, no último dia 1º, a entrega simbólica das chaves. As reuniões irão definir o cronograma da mudança das famílias e serão sempre às 10h, no Centro de Convenções. Os proprietários devem levar toda documentação original.

Na terça (9), devem se apresentar os futuros moradores da quadra 5, apartamento dos blocos de 1 a 8. Na quarta (10), os da quadra 5, apartamento dos blocos de 9 a 15. Já na quinta (11), será a vez dos moradores da quadra 4.

Entre os assuntos que serão abordados estão a convivência com os vizinhos e o recebimento da planta dos apartamentos para que eles verifiquem o mobiliário que desejem levar. Estarão presentes representantes da Companhia Estadual de Gás, CEG, para realizar o cadastro dos moradores. A Habitação agendou ainda contato com a Secretaria de Educação para que o órgão verifique a demanda das famílias com crianças em escolas municipais que podem ser alocadas em escolas mais próximas às novas residências.

- Todos receberão o apoio necessário para as mudanças que serão agendadas - informou a secretária Adjunta de Habitação, Alessandra Aguiar, acrescentando que as residências vão receber as famílias da demanda espontânea (pessoas que têm a renda compatível com o que o programa exige), ocupando 50% da cota de unidades do Bosque Azul. Os outros 50% são destinados a atender a remoção de famílias de áreas de risco, e neste caso, as famílias residentes em Águas Maravilhosas, devem aguardar a ligação da equipe da Secretaria de Habitação para agendamento das reuniões.

As residências do Bosque Azul são do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal em parceria com a prefeitura de Macaé que, em contrapartida, fez a doação da área ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Águas Maravilhosas – A remoção das famílias de Águas Maravilhosas acontece após realização de processo judicial já que a área era considerada de risco por ser o antigo lixão da cidade. Agora, com a a entrega dos apartamentos essas pessoas vão ter a chance de viver em um lugar melhor, com qualidade de vida. Essa comunidade teve as construções seladas e cadastradas em agosto de 2014 para que fosse estagnado o processo de ocupação da área.

No cadastro, a prefeitura levantou que seriam necessárias 262 unidades para atender à comunidade que, por conta do processo judicial, viviam sem luz, água, esgoto e nenhuma estrutura. A própria justiça impedia que a prefeitura fizesse qualquer melhoria para que a ocupação não se expandisse.

- Após todas as etapas, estamos entregando as unidades de forma parcial, para que haja ocupação ordenada de cada condomínio e que ela seja realizada de forma pacífica, sendo que nas áreas de remoção, a prefeitura está tendo o cuidado de respeitar, inclusive, os princípios de vizinhança. Todo o processo é complexo e Macaé tem muito a comemorar por ter a chance de ver todas essas famílias contempladas e podendo viver com mais dignidade - encerrou Alessandra Aguiar.