Ações de governo ampliam possibilidades a moradores do Lagomar

02/03/2018 15:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Bairro Lagomar é atendido por 12 linhas de ônibus

Localizado no extremo norte da cidade, o bairro Lagomar é um dos mais populosos de Macaé, com cerca de 30 mil habitantes. Além dos muitos moradores, a localidade, com área de 323 hectares (3.239.000 metros quadrados) e 54 quilômetros de ruas, conta com um comércio que se destaca, além de dispositivos públicos oferecidos a pessoas de todas as idades nas áreas sociais, saúde, infraestrutura, mobilidade e educação.

Este ano, o bairro passou por mudanças no trânsito, visando a melhoria do fluxo de veículos e, ainda, ganhou mais uma escola de educação infantil. Entre as ações de mudanças no trânsito está a implantação da ciclofaixa (3km) na avenida Dr. Sérgio Vieira Mello (antiga W5), que também passou a ter mão única, com direção ao Terminal Lagomar, o que já resultou na redução do tempo de circulação na via. O percurso era feito entre 20, 25 minutos e, agora, de 10 a 15 minutos.

A via também recebeu sinalização com demarcação dos locais de estacionamento de veículos e de carga e descarga, instalação de 120 placas, 1.350 m² de pintura. As avenidas dos Bandeirantes (antiga JFM) e Dr. Sérgio Vieira Mello (antiga W5) depois das mudanças passaram a ter sentido de mão única.

Transporte

Com o objetivo de melhor atender os passageiros do Sistema Integrado de Transporte (SIT), em outubro, o bairro Lagomar passou a contar com mais uma opção de deslocamento para o Centro, por meio da linha T-111 (Lagomar X T. Central), denominado T-111 Linha Expressa. O serviço conta com quatro ônibus de segunda a sexta-feira durante os horários de pico, pela manhã e no final da tarde. Quando o ônibus sai do Terminal Lagomar, ele só tem parada para embarque e desembarque nos seguintes pontos: rua da Praia, praça Veríssimo de Melo e Terminal Central.

O bairro do Lagomar é atendido pelas seguintes linhas de transporte urbano: A61 Lagomar x Terminal Cehab; A71 Lagomar x Ingazeira; A81R Lagomar x Cabiúnas; T11 Lagomar x Parque de Tubos; T111 Lagomar x Terminal Central - Via W1; T111 Lagomar x Terminal Central - Via W5; T111 Lagomar x Terminal Central - Expresso; T111L Lagomar x Lagoa; T111 UPA Lagomar x Terminal Central; T23 Lagomar x Parque de Tubos; T23 Lagomar x Parque de Tubos - RÁPIDO e T23S Lagomar x Cavaleiros.

Educação

Em janeiro, o Lagomar ganhou mais uma nova escola. Trata-se da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, que tem capacidade para atender até 440 estudantes na faixa de 02 a 05 anos. A meta da gestão municipal é atender todas as crianças acima de 02 anos nas escolas.

O espaço é localizado na avenida Dr. Sérgio Vieira de Mello, s/nº (antiga rua W 5), próximo ao Colégio Municipal Paulo Freire. Com dois mil metros quadrados, a área foi devidamente adaptada para atender o segmento infantil e segue o padrão determinado pelo Ministério de Educação (MEC). Para melhor atender os alunos, o local também recebeu, recentemente, brinquedos do programa do Governo Federal Brasil Carinhoso.

O bairro já conta com outras cinco unidades municipais. São elas: Escola Municipal de Educação Infantil Maria Angélica de Oliveira das Dores; Escola Municipal Paulo Freire; de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques; Educação Infantil Ana Cristina Ferreira Azarany e Balneário Lagomar.

Saúde

Priorizando a prevenção e promoção da saúde, o bairro conta ainda com serviços de saúde nas áreas da Atenção Básica e Média e Alta Complexidade.

São duas unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) com quatro equipes, onde são oferecidos atendimento de médico de família com clínico e pediatra, consulta de enfermagem, pré-natal, puericultura, Fisioterapia e Odontologia.

A localidade conta, ainda, com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com médicos de plantão 24 horas, equipe de enfermagem, serviço social e administrativo. Com a UPA Lagomar reforça-se a consolidação do Hospital Público Municipal (HPM) como uma unidade de referência para atendimento de casos mais graves e evita o deslocamento dos moradores para outros bairros na procura de atendimento médico de urgência.

Com o intuito de aprimorar a política de bem-estar animal que vem sendo implementada pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde/Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais, em agosto, foi inaugurada a Unidade de Castração de Cães e Gatos, no bairro Lagomar. O atendimento de castração é prioritário para quem está inscrito em programas sociais e os critérios de participação são para pessoas inscritas no CadÚnico, com renda de até um salário mínimo e que o animal esteja com idade entre seis meses e cinco anos.

Habitação

Um dos principais programas sociais do governo, que possibilita moradia digna para população, já contemplou 120 famílias do Lagomar, que residiam na zona de amortecimento do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba. Elas foram levadas para o Conjunto Habitacional Prefeito Carlos Emir (Bosque Azul).

O trabalho segue determinação da Ação Civil Pública 0001627-93.2002.4.02.5103 do Ministério Público (MP), onde o município deve promover a desocupação de área designada como Zona de Amortecimento do PARNA da Restinga de Jurubatiba, nos limites do Loteamento Balneário Lagomar.

Após a mudança e o realocamento das famílias no Conjunto Habitacional Prefeito Carlos Emir (Bosque Azul), foram realizadas três ações de demolição, em torno de 130 demolições, ocorridas entre dezembro de 2017 e fevereiro deste ano. A área desocupada receberá trabalhos de recuperação ambiental.

Tendo em vista a intensificação no processo de invasão ocorrido após selagem de 2015, foi definida como área prioritária para desocupação a "quadra" localizada ao final da zona de amortecimento, próxima ao mar e após área com remanescente de vegetação de restinga. A priorização desta área também levou em conta questões relacionadas à segurança pública. A unidade de conservação foi criada pelo governo federal em 1998, com o objetivo de proteger significativos ecossistemas e espécies locais.

Nos últimos anos, a prefeitura realizou uma série de intervenções que deram cara nova ao bairro, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho de urbanização contemplou todo Lagomar, que recebeu redes de escoamento de esgoto e de águas pluviais, calçamento de travessas, construção de calçadas e instalação de meios-fios em todas as ruas.

Saneamento

Em funcionamento, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar beneficia cerca de 40 mil pessoas do bairro e arredores com o tratamento de esgoto, o que representa um avanço ambiental e de saúde.

A ETE foi construída no Engenho da Praia, ao lado da ETE local, em área de seis mil metros quadrados e faz parte do Subsistema Lagomar, com o objetivo de atender a população dos bairros de Lagomar e Engenho da Praia. O Sistema Lagomar conta com 11 estações elevatórias que estão em pleno funcionamento.

Conta ainda com 60 quilômetros de redes coletoras de esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para tratar até 40 litros por segundo. A ETE realiza o tratamento a nível secundário, com processo de iodo ativado por aeração prolongada, com eficiência de tratamento acima de 85% de remoção da matéria orgânica(DBO).

O Lagomar também vem recebendo ações de reforço na segurança por parte das polícias Militar e Civil, em atendimento a solicitação do governo municipal.


Fotos Relacionadas