Ações de saneamento beneficiam Lagomar e arredores

25/05/2017 16:52:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Estação do Lagomar beneficia uma população de cerca de 40 mil pessoas

Em funcionamento, a Estação de Tratamento (ETE) de Esgoto do Lagomar recebeu, nesta quinta-feira (25), a visita de técnicos da Secretaria de Adjunta de Saneamento e da empresa concessionária que operará o sistema. A estação beneficia cerca de 40 mil pessoas do bairro e arredores com o tratamento de esgoto, o que representa um avanço ambiental e de saúde.

A ETE foi construída no Engenho da Praia, ao lado da ETE local, em área de seis mil metros quadrados e faz parte do Subsistema Lagomar, com o objetivo de atender a população dos bairros de Lagomar e Engenho da Praia. O Sistema Lagomar conta com 11 estações elevatórias que estão em pleno funcionamento. Conta ainda com 60 km de redes coletoras de esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar até 40 litros por segundo, realiza o tratamento a nível secundário com processo de lodo ativado por aeração prolongada, podendo atingir uma eficiência de 80% de remoção da matéria orgânica.

A estação conta com elevatórias, rede já instalada e interligada às residências. Antes da ETE estar em funcionamento, alguns moradores fizeram ligações clandestinas de esgoto, com drenagem do efluente na rede pluvial para a Praia de Lagomar. Essas ligações clandestinas ocasionavam problemas como o retorno do esgoto para as residências ou vazamentos em ruas e na praia.

O funcionamento da ETE será assumido, futuramente, pela empresa concessionária dos serviços de esgotamento sanitário da cidade. Após assumir a responsabilidade da Estação Lagomar, caberá à empresa a eliminação da rede clandestina e efetuar a correta conexão da rede de esgoto à ETE para tratamento e posterior lançamento do efluente tratado à rede coletora, o canal Macaé/Campos.

A visita técnica desta quinta-feira foi acompanhada pelo vereadores Márcio Bittencourt e Maxwel Vaz, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.


Fotos Relacionadas