Coleta de lixo: cronograma atende todos os bairros e localidades

07/02/2018 15:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Coleta de lixo tem dia e hora certa

A coleta de lixo domiciliar nos bairros de Macaé tem dia e horário certo. A prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, possui um cronograma que atende todos os bairros e localidades. O serviço é feito diariamente das 7h às 19h.

De acordo com o gerente de coleta, José Carlos Carius, são recolhidas em dias normais uma média de 250 toneladas de lixo domiciliar, já nos dias de pico segunda e terça-feira, este volume pode chegar a 300 toneladas/dia. Por mês, são recolhidas seis toneladas de lixo domiciliar, que é todo aquele constituído nas casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio em geral.

Nos períodos de festas como Reveillon, Carnaval e feriados, o planejamento é alterado para atender a demanda, um carro extra é disponibilizado para dar apoio.

Os moradores devem ficar atentos à programação e colocar o lixo em frente à sua residência nos dias e horários da coleta para evitar a proliferação de insetos e roedores. Em alguns bairros, a coleta é feita diariamente, em outros em dias alternados.

O alerta é também para o descarte de objetos perfurocortantes, como vidro quebrado, espeto, gilete, copos, garrafas, lâmpadas e até agulhas, que podem ferir os garis e até afastá-los do trabalho. A orientação dos próprios garis é para que estes materiais sejam embalados com papelão ou em caixas de leite ou garrafas pet. Mesmo usando equipamentos de proteção individual, o coletor pode se ferir caso estes objetos não sejam embalados e colocados de forma correta.

Segundo José Carlos, o afastamento destes trabalhadores é constante por conta de acidentes deste tipo. "Um acidente desse, pode deixar o trabalhador afastada de 15 a 30 dias", disse.

Em caso de dúvida a população pode entrar em contato através do telefone: (22) 2763-0780.

Horários e locais da coleta de lixo

Segunda a sábado a partir das 7h30


Cavaleiros, Centro, HPM, Imbetiba, principal do Visconde, Infraero, Lagomar (W1 e W5), Av Quissamã, praia do Pecado (orla), lixo hospitalar.

Segunda a sábado a partir das 19h

Centro, Imbetiba, Cajueiros, Visconde, Miramar, praia do Pecado (orla), lixo hospitalar.

Segunda/quarta/ sexta a partir das 7h30

Praia Campista, Morro do Carvão, Horto, Virgem Santa, Imburo, Jardim Franco, Piracema, Jardim Esperança, Nova Holanda, Nova Esperança, Malvinas, Botafogo, Novo Botafogo, Barra, Brasília, Fronteira, Coca-cola, Córrego d`Ouro, Trapiche, Serra da Cruz, Óleo, Glicério, Ciriaca, Córrego da Pedra, Jaqueira, Águas Maravilhosas.

Segunda/quarta/ sexta a partir das 19h

Riviera, Campo do Oeste, Sol Y Mar, Duque de Caxias, Novo Horizonte, Cancela Preta, Lagoa

Terça/quinta/sábado a partir das 7h30

Bairro da Glória, Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Novo Cavaleiros, Mulambo, Aroeira, Jardim Santo Antônio, Morro.de São Jorge, Jardim Pinheiro, Jardim Vitória, Morro de S'Antana, Nova Macaé, Santa Mônica, São Marcos, Lagomar, Jardim Guanabara, Mirante da Lagoa, Imboassica, Linha Azul, Itaparica

Terça/quinta/sábado a partir das 19h

Aeroporto, Jardim Carioca 1 e 2, Barreto

Domingo a partir das 7h30

Centro, Imbetiba, Reta da Barra, Aeroporto 62, Lagomar W1 e W5, Av. Quissamã (Lagomar), Cavaleiros, Praia do Pecado, Mirante da Lagoa, rua principal do Visconde

Domingo a partir das 17h

Centro, Imbetiba, Cavaleiros, Aeroporto 62, orla da praia do Pecado, rua principal do Visconde