Governo inicia serviços de Topografia na Ilha Leocádia

14/05/2019 16:28:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

Objetivo é realizar levantamentos técnicos para elaboração do projeto destinado a urbanização e regularização fundiária

Teve início nesta segunda (13), os serviços de Topografia na Ilha Leocádia, com o objetivo de realizar levantamentos técnicos para elaboração do projeto básico destinado à urbanização e regularização fundiária da área. Essa medida atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Federal, que determina a urbanização de toda Ilha Leocádia, atualmente com cerca de 1.200 imóveis.

Na manhã desta terça-feira (14), a secretária Adjunta de Habitação, Tânia Jardim, compareceu a Ilha Leocádia, realizando reunião com os moradores, com o objetivo de informar sobre os procedimentos dos trabalhos que serão realizados. "Além do início desse trabalho, comunicamos, também, que, em breve, haverá o Levantamento Socioeconômico", explicou a secretária, acrescentando que a topografia da Ilha Leocádia é o primeiro passo para elaboração do projeto de urbanização que venha atender às demandas e expectativas da comunidade.

O engenheiro, lotado na Habitação, Edson Avelar, participa da fiscalização do serviço de topografia, acompanhando o trabalho de perto. "A topografia é o passo inicial para todo o processo junto à comunidade. Breve terá infraestrutura e serviços públicos para melhor qualidade de vida", disse Edson.

Para Roberto Ramalho, representante da comunidade, é muito satisfatório ver o projeto acontecer. "A Ilha Leocádia tem quase duas décadas. É muito gratificante acompanhar esse trabalho sendo realizado, que é desejo de todos nós, moradores e, com fácil acesso aos órgãos competentes, o projeto andou mais rápido e nosso sonho se torna realidade para termos uma vida digna e saudável”, disse Roberto, representando a Associação de Moradores Ilha Leocádia e Rio Novo.

A secretária Tânia Jardim enfatizou, também, junto à comunidade, que a continuidade faz parte da administração pública. “Eu e minha equipe já estamos envolvidos e prontos para realizarmos e cumprirmos o que nos foi dado por missão. De acordo com o TAC, nossos profissionais estão trabalhando com total empenho para alcançarmos o principal objetivo, que é, exatamente, a urbanização total da Leocádia e Rio Novo”, finalizou Tânia Jardim.

Projetos futuros para Ilha Leocádia

Em abril, no município de Casimiro de Abreu, os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica da Região Hidrográfica VIII (RH-VIII) apresentaram propostas de projetos em plenária, com o objetivo de aprovar ações ambientais na área de gestão sustentável das águas. Os projetos aprovados pela Plenária do Comitê seguirão para avaliação final do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. As propostas aprovadas receberão as verbas referentes ao orçamento dos projetos, proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI).

A Secretaria Adjunta de Habitação de Macaé teve aprovado seu projeto de saneamento para esgotamento sanitário, destinado a atender a localidade de Rio Novo, na Ilha Leocádia (Zona Especial de Interesse Social - Zeis). O projeto contemplará a construção de rede de coleta de esgoto e de uma wetland, considerada uma solução técnica moderna e de baixo custo para tratamento de esgoto. A expectativa dos engenheiros da Habitação é, no futuro, expandir essa ideia para outros núcleos populacionais da cidade.