Habitação realiza encontro com moradores do Bairro Fronteira

27/04/2018 16:19:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

Reunião com moradores aconteceu nesta sexta-feira

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Habitação, realizou, nesta sexta-feira (27), reunião para esclarecimentos com os moradores do bairro Fronteira, que residem em área de risco. A ação contou, também, com o apoio da Defesa Civil.

A reunião aconteceu no pátio da paróquia de São Pedro, área central do bairro e contou com cerca de 40 pessoas. O arquiteto e urbanista Renato Schueler deu início ao encontro, que teve como introdução a importância de atender à Ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). Joseferson de Jesus, representou a Defesa Civil na reunião.

- É válido frisar a importância de manter a população informada -, disse Schueler, completando que a Secretaria de Obras já deu início a um estudo urbanístico para o local.

Além do esclarecimento de dúvidas, a equipe da Secretaria Adjunta de Habitação informou que, na quarta e quinta-feira (dias 2/5 e 3/5), acontecerá, novamente, a selagem (processo de congelamento das ocupações, período de identificação das famílias e construções do local) no bairro: "Com a selagem, identificamos a real situação de cada família e, também, esclarecemos mais dúvidas de acordo com o contexto de cada morador", explicou Ronilda Costa, assistente social.

Vanda França e Jesué Gomes, moradores da Fronteira, já aguardam o procedimento e concordam com a decisão. "Precisamos também ter a consciência de que as nossas casas estão na área não apropriada para moradia. Contra as forças da natureza não há argumento, o melhor caminho é acatar", concluiu Jesué.

Para a secretária Adjunta de Habitação, Tânia Jardim, reuniões como essa são primordiais para informar a população antes das ações e esclarecer dúvidas.

- Nós cumprimos, enquanto gestores, o dever de esclarecimento das ações a serem realizadas no local. A compreensão de todos quanto à exigência do Ministério Público (MP) é essencial e a Habitação está de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida em relação ao processo -, finaliza Tânia.

Para mais esclarecimentos, a equipe social da Secretaria Adjunta de Habitação atende a população toda terça e quarta, no período de 8h às 17h, na Rua Marechal Rondon, 390, Miramar.


Fotos Relacionadas