Iluminação Pública: novos pontos da cidade recebem lâmpadas de Led

23/05/2019 10:18:00 - Jornalista: Mônica Torres

Foto: João Barreto

A ponte de pedestres da Barra acaba de receber nova iluminação, melhorando a segurança da população que transita diariamente pelo local

A ponte de pedestres da Barra acaba de receber nova iluminação, melhorando a segurança da população que transita diariamente pelo local. O trabalho é executado pela Coordenadoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, que instalou quatro luminárias com lâmpadas Led no local que ainda receberá mais três nos próximos dias. A recuperação foi necessária após registro de vandalismo afetando a iluminação pública na ponte.

Já a Ponte Engenheiro Ivan Mundim, que liga o Centro à Barra, também recebeu as lâmpadas de Led. Foram substituídas oito luminárias de descarte de 400w, por oito lâmpadas de Led de 180w.

As lâmpadas de Led são mais eficientes do que as comuns, como esclarece o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, pois produzem melhor qualidade de luz, utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.

“Enquanto uma lâmpada incandescente gasta certa de 60w para produzir uma determinada quantia de lúmen, um conjunto de Led precisa de apenas 20w. Outra grande vantagem das lâmpadas de Led é que são mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes, gerando grande economia ao município”, informa.

Assim, a Coordenadoria de Iluminação, que conta com cinco equipes, trabalhando dia e noite, segue com os serviços de manutenção por todos os bairros da cidade e também na região serrana. No mês de abril foram atendidas 1.753 solicitações, entre troca de lâmpadas, reatores, base de relé, relé fotoelétrico e cabeamento/fios. O coordenador Marcelo ainda ressalta: “O apoio da população ao nosso trabalho é fundamental, por isso, fazer as solicitações nos canais corretos nos auxiliam a atender as demandas, uma vez que cada pedido gera um número de protocolo específico".

Vandalismo

A Iluminação Pública do município sofre com vandalismo. Por este motivo, a prefeitura substitui uma média de 80 lâmpadas por mês, no valor de R$2.500,00. Já em relação aos fios, o vandalismo causa a substituição de 600 metros (15 vãos), cerca de R$1.800,00. Além das lâmpadas quebradas, quilômetros de fios usados na iluminação pública são furtados. E é necessário substituir tanto as lâmpadas, como os fios todos os meses. Estes recursos poderiam ser investidos em melhorias na rede de distribuição de energia de todo o município.

Disque luz

O cidadão que quiser solicitar serviços de reparos de iluminação pública pode passar mensagem para o número de WhatsApp (22) 99790-1967. O solicitante também pode ligar para o 156. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo.

Para fazer a solicitação, é necessário que a pessoa informe o nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo são fornecidos ao solicitante.

A Coordenadoria de Iluminação Pública também realiza rondas noturnas em praças e vias expressas, além de um trabalho com as associações de moradores para captar as demandas dos bairros.


Fotos Relacionadas