INEA executará obras no canal extravasor da Lagoa de Imboassica

09/04/2010 16:33:20 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Os dois projetos são frutos da parceria entre a prefeitura de Macaé e a Secretaria de Estado do Ambiente

As obras no canal extravasor da Lagoa de Imboassica e de instalação do tronco coletor que levará o esgoto sanitário dos bairros São Marcos, Jardim Guanabara e adjacências para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, já começam a ser formatados nos próximos dias. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8), pelo superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) de Macaé, Alan Vargas, durante uma reunião ocorrida na secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

Durante o encontro que reuniu os secretários municipais de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, de Obras, Tadeu Campos, e o presidente da Empresa de Saneamento (Esane), Marcos Túlio Aguiar, Vargas afirmou que quatro empresas instaladas no entorno da Lagoa de Imboassica irão custear as obras no canal extravasor que será executada pelo INEA. Segundo ele, a decisão foi acertada numa reunião entre a secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, o INEA e o Ministério Público, no Rio de Janeiro, para o fechamento de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta - relacionado à regularização dos licenciamentos ambientais dessas empresas.

Quanto ao tronco coletor que ligará o PAR à ETE do Mutum, será integralmente executado pelo INEA, sendo que o projeto executivo do tronco coletor que inclui três elevatórias será elaborado pela Empresa de Saneamento de Macaé.

Os dois projetos são frutos da parceria entre a prefeitura de Macaé e a Secretaria de Estado do Ambiente, com o aval do governo federal e foram referendados pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quando esteve em Macaé.

Pré-operação da ETE Mutum

Na oportunidade, o secretário Maxwell Vaz, que estava acompanhado da coordenadora de Licenciamento Ambiental da Semma, Jussara Aguiar, entregou nas mãos do secretário Tadeu Campos a Licença Municipal de Pré-Operação (LMPO), que autoriza a operação do Mutum, empreendimento de impacto ambiental local, com medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

O saneamento da Lagoa de Imboassica é uma das prioridades estabelecidas pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que recentemente anunciou a retomada das obras da Estação Central de Tratamento de Esgotos que garantirá a despoluição total da Lagoa.