Jardim esperança: Urbanização melhora qualidade de vida

24/07/2018 17:49:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: João Barreto

Ruas recebem asfaltamento para a entrega da primeira etapa da obra no bairro

A Prefeitura de Macaé entrega, neste sábado (28), como parte das comemorações do aniversário de 205 anos do município, a primeira fase das obras do Jardim Esperança. As obras de urbanização deram cara nova ao bairro e os moradores comemoram o avanço. "Antes era só lama e poeira. Depois da obra está uma maravilha! Só a instalação da rede de esgoto já foi ótima. Vim para cá há quase 18 anos e só tinha mato. Agora, vai virar condomínio", elogia Edgard Pereira, 54 anos.

As obras no Jardim Esperança incluem implantação de rede de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica e instalação de calçadas. Ao todo, são 20 ruas contempladas, com 2,5 quilômetros de vias e rede de esgoto e galerias de águas pluviais. Nesta primeira fase, serão finalizadas cerca de 10 ruas. Paralelo, está sendo construída uma elevatória.

Moradora há 12 anos do Jardim Esperança, a empregada doméstica Aurinete Braga Meirão, 54, também é só alegria. "Era lama pura, barro, uma luta para sair e levar as crianças para o colégio. As fossas chegavam a vazar na rua. Só de ter a rede de esgoto instalada foi ótimo. Esse era um sonho que a gente tinha e está se tornando realidade", comemora.

Arnaldo da Silva, 68 anos, pedreiro, conta que o bairro era uma verdadeira tristeza quando chovia, fazia poças d'água e os moradores tinham que sair de casa com um saco plástico cobrindo os pés. "Agora, está essa maravilha", conta.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Esperança, Carlos Roberto da Silva, 53, também acompanhava a finalização da primeira fase da obra, nesta terça-feira (24), com a colocação da massa asfáltica nas ruas.

- Para nós esse momento é único. Moro aqui há 16 anos. Vivíamos no barro e minha esposa chegou a pegar uma micose no pé. Nosso problema com as fossas acabou com a instalação da rede de esgoto. Temos que agradecer, primeiro a Deus e depois ao prefeito - falou, lembrando que o bairro Jardim Esperança possui cerca de 500 casas.

De acordo com o secretário de Obras, Saulo Ramos, a construção da elevatória está em ritmo acelerado e deve ser entregue em setembro com o término da urbanização.

Para a execução das obras de urbanização foram contratados cerca de 80 profissionais do município. O contrato entre a Prefeitura de Macaé e a empresa vencedora da licitação previu um modelo de valorização social, por isso, a contratação da mão de obra local.

"A equipe irá atender ao bairro Novo Botafogo. Os trabalhos nessa comunidade irão acontecer ao final dos serviços no Jardim Esperança, onde também será feito o trabalho de urbanização, além da instalação da rede de água", acrescentou o secretário.


Fotos Relacionadas