Limpeza no Jardim Esperança começa nesta semana

19/03/2010 12:14:53 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Primeiro será feita retirada de lixos e entulhos do canal que corta o bairro

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), vai começar, nesta semana, a limpeza geral no Jardim Esperança, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro. Primeiro será feita retirada de lixos e entulhos do canal que corta a área e, em seguida, das plantas aquáticas flutuantes, que se multiplicam facilmente e contribuem para a proliferação de mosquitos no local.

O secretário George Jardim explicou que o problema se agrava quando essas plantas morrem porque os detritos obstruem as caixas coletoras e os tubos que compõem o sistema de drenagem do canal. Segundo ele, a limpeza no Jardim Esperança se estenderá para as ruas com a realização de capina manual e mecânica, a fim de agilizar os serviços.

- O canal que corta o Jardim Esperança é o mesmo dos bairros Malvinas, Piracema e Ajuda de Baixo, onde a limpeza está sendo concluída, afirmou Jardim, na manhã de sexta-feira (19).

O secretário tem acompanhado pessoalmente os trabalhos realizados em vários bairros e informou que a limpeza ainda não começou no Jardim Esperança por causa das chuvas, pois, conforme ele, com as ruas úmidas fica difícil realizar os serviços.

De acordo ainda com o secretário, diariamente, quatro caminhões saem carregados de garrafas, sacolas plásticas e latas jogadas dentro dos canais e nas ruas de vários bairros. George Jardim pede ajuda à população para que evite jogar lixo nos canais, valões e ruas.

A Defesa Civil esteve no Jardim Esperança, há duas semanas, e constatou que não existe problema de alagamento no bairro. O que há são poças de água em alguns trechos nas ruas devido ao acúmulo de água das chuvas que não tem para onde escoar, o que não oferece risco aos moradores.

- A prefeitura fará os trabalhos necessários para a limpeza na área, como temos feito em todo o município, nas zonas urbana e rural, informou o secretário, acrescentando que as ações de limpeza nos bairros estão sendo feitas por 15 homens da Semusp, com ajuda de uma escavadeira hidráulica ou drag-line e dois caminhões. O trabalho é feito das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.