Moradores do Complexo da Ajuda recebem Plano de Urbanização

04/02/2010 12:46:51 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

Tubos para o início das obras mais urgentes chegaram hoje

O Plano de Urbanização elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação, em parceria da prefeitura com a Fundação Bento Rubião e Ministério das Cidades, foi entregue aos moradores do Complexo da Ajuda – bairros da Ajuda de Cima, de Baixo e Planalto da Ajuda, na noite desta quarta-feira (3), no auditório da Incubadora de Cooperativas. Isto significa que a partir de agora eles poderão obter melhorias nas diversas áreas para o bairro.

O secretário municipal de Habitação, José Cabral, disse que o Plano traz estudo completo sobre a água, esgoto, drenagem e a regularização fundiária que tem pontos críticos no Complexo. Os especialistas detalharam cada área de necessidade do bairro, como sistema viário, construção de praças e parque, nova sede para as associações de moradores, biblioteca comunitária, posto de saúde e creche. Os tubos para o início das obras mais urgentes chegaram ao bairro quarta-feira.

Na reunião, a Bento Rubião também entregou a minuta do decreto de legalização urbanística que determina como serão as construções no bairro daqui em diante. Uma cópia do documento será entregue aos presidentes das Associações de Moradores do Complexo da Ajuda.

- O que mais precisamos aqui é de água encanada, uma praça para esporte e lazer e a urbanização do canal que corta a nossa comunidade. Com a realização deste Plano, esperamos ter nossos sonhos realizados que, com certeza, vão trazer qualidade de vida para as famílias que vivem aqui, destacou o presidente da Associação de Moradores da Ajuda de Baixo, Enilton Mendes Prata, conhecido como Ratinho.

Ele também disse que a população quer ter resolvido o problema das famílias que vivem em áreas de risco na localidade, embaixo de redes de alta tensão de energia elétrica e nas encostas de morros.

O secretário José Cabral explicou que o Plano prevê a construção de muro de arrimo e outras medidas para evitar riscos à população e que as famílias que tiveram suas casas condenadas para uso pela Defesa Civil serão realocadas nos imóveis do Bosque Azul com toda infraestrutura.

- A mudança dessas famílias só pode acontecer após o novo local ser infraestruturado e para isto estamos trabalhando, observou Cabral. Com relação à regularização dos imóveis, o secretário informou que o trabalho prossegue no bairro, mas a titularidade só pode ser concedida em terras de propriedade do município, uma vez que não contempla áreas particulares.

Foram duas horas de reunião para a apresentação do Plano no espaço cedido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Os moradores tiraram suas dúvidas com relação ao funcionamento do Plano junto às equipes da Habitação, Bento Rubião, subsecretaria de Urbanismo, Câmara de Gestão Permanente e da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, representado pelo analista de Infraestrutura, José Cristiano Nova Cruz.

Desde o início do trabalho, o Plano foi participativo, com reuniões feitas junto às comunidades envolvidas e seus representantes. Todo o trabalho foi mostrado em slides e com distribuição de um folder.

- Este trabalho é do governo e envolve não só a Habitação, mas órgãos municipais como a Câmara Permanente de Gestão, Urbanismo, entre outros, disse Cabral.