prefeitura atua no sistema de agua em bicuda pequena

16/01/2019 14:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Foi implantado um novo reservatório de armazenamento de água, duplicando a capacidade anterior

A Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento (Semasa) realizou intervenções no sistema de abastecimento de água da Bicuda Pequena, no distrito de Cachoeiros de Macaé. O objetivo é garantir que a população receba água dentro dos padrões de qualidade. Os trabalhos foram executados recentemente, após a queda de uma barreira acima da captação de água que atendia à sede do distrito da região serrana. Também foram feitas melhorias no Monumento à Canoagem e no Chuveirão, ambos no distrito de Glicério.

Equipes técnica e operacional da Semasa foram mobilizadas para promover as ações necessárias com vistas a normalizar o sistema de abastecimento na Bicuda Pequena, como: implantação de nova captação de água, acima do local anterior; melhorias na tubulação adutora de água bruta de 100 e 75 mm, totalizando aproximadamente 180 metros; retirada e limpeza do material filtrante e melhorias na estrutura que protege o sistema de filtração, cloração e reservação.

De acordo com a secretaria, também foi feita a substituição do material dos dois filtros existentes, permitindo obter redução do parâmetro de turbidez, atendendo dessa forma a legislação vigente. Também foi implantado um novo reservatório de armazenamento de água, duplicando assim a capacidade anterior que era de 10 mil litros para atuais 20 mil litros.

Ações em Glicério

Equipe da Secretaria de Saneamento também realizou a manutenção do sistema de bombeamento do Monumento à Canoagem, que é um dos principais pontos turísticos do 4º distrito de Macaé. O sistema de bombeamento funciona durante 12 horas diárias e pode ser apreciado pelos turistas que visitam a região serrana.

Já o chuveirão de Glicério, localizado próximo à praça da antiga estação, recebeu melhorias pela equipe de manutenção da Semasa e está funcionando normalmente. Foi realizada limpeza, pintura e melhorias na captação de água.


Fotos Relacionadas