Prefeitura conclui ponte sobre o Canal Fábio Franco e libera trânsito no local

16/03/2010 12:24:12 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

O trânsito na área foi liberado na tarde de segunda-feira (15)

A prefeitura concluiu a quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, na subida do Morro de Santana, no Miramar. O trânsito na área foi liberado na tarde de segunda-feira (15). Com essa obra, a prefeitura conclui as intervenções realizadas nas passagens de nível nesse canal, com o objetivo de ampliar a vazão das águas pluviais de dois para 5,20 metros, para dar fim aos alagamentos na região, que é mais baixa que o nível do mar.

Segundo a empresa responsável pela obra, vencedora da licitação, o Consórcio CBPO/Zadar, as obras na quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco tiveram um atraso por conta das chuvas do final do ano e no início de março, impedindo o asfaltamento da área. Com a melhora do tempo, as obras puderam ser concluídas.

Todas as quatro passagens de nível sobre a linha férrea e o canal receberam pontes pré-moldadas e as obras fazem parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem. A quarta ponte seguiu o mesmo padrão das três pontes instaladas anteriormente nesse canal.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, a instalação dessas pontes, ampliando a vazão das águas pluviais no canal, já melhoram o escoamento das águas das regiões próximas, embora ainda aconteçam os alagamentos, em ocasião de chuvas fortes. “O escoamento das áreas alagadas acontecem com maior rapidez, o que demonstra a importância das obras já realizadas no Canal Fábio Franco. Contribuem com o escoamento as três bombas de sucção extras que a prefeitura já instalou nas proximidades da elevatória da Télio Barreto e que são sempre ligadas quando chove mais forte na cidade”, colocou o secretário.

O Programa Água Limpa começou, em 2009, e prevê intervenções em várias outras áreas da cidade. Esse programa, prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi, tem prazo de conclusão de cerca de ainda três anos. “São obras com o objetivo de solucionar um problema antigo de Macaé, os alagamentos em áreas localizadas em nível mais baixo, com tubulações antigas e subdimensionadas que serão substituídas para atender à demanda sempre crescente da população de Macaé”, disse Tadeu Campos.

O Programa Água Limpa, criado para enfrentar o antigo problema dos constantes alagamentos de várias áreas e também para ampliar o saneamento básico da cidade, já está instalando novas redes de escoamento de esgoto e construindo Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).