Prefeitura e Legislativo visitam sistema de captação de água

27/09/2017 16:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Saneamento e Comissão de Meio Ambiente visitaram ponto de captação e distribuição de água

O sistema de captação e tratamento de água das localidades serranas de Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério e Frade recebeu, essa semana, a visita da Comissão de Meio Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal. A visita foi acompanhada pela Secretaria Adjunta de Saneamento, que é responsável pelo laboratório de análises fisioquímicas e microbiológicas, que realiza a coleta e análise da água que atende a população dos distritos da região serrana.

Os vereadores Maxwuel Vaz e Márcio Bittencourt que integram a comissão do Legislativo, acompanharam a visita e ressaltaram que o objetivo é conhecer esses sistemas que são tão importantes para a manutenção da qualidade de vida e saúde da população do interior macaense. O primeiro local visitado pela comissão foi a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Córrego do Ouro, localizada próxima a sede do distrito, onde os visitantes puderam conhecer o local de captação. A ETA conta com um operador e pequeno laboratório para coleta e medição de água.

Em Trapiche, conheceram a ETA, onde a água captada e tratada e distribuída aos moradores. Já em Glicério, terceiro distrito macaense, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada no centro da localidade, que capta e trata o esgoto, cujo resíduo tratado é lançado com mais de 90% de pureza no Rio São Pedro que corta a localidade. Em seguida, estiveram também na barragem, local de captação e tratamento da água que serve ao distrito serrano.

Completando a visita, a comitiva esteve no Frade, também no local de captação de água, que acontece em nascente no meio do pasto. Essa água é conduzida para uma caixa d’água onde recebe cloro e é distribuída às residências.

De acordo com o secretário adjunto de Saneamento, Ricardo Pereira Moreira, esta foi a primeira visita da Comissão da Câmara aos locais de captação de água da serra, que destacou a importância do trabalho dessa Comissão.

– A água é captada em nascentes e conduzida até caixas d’água situadas nas proximidades, onde recebe cloro, pontuou o secretário.

Para garantir a qualidade de água servida à população nessas localidades, a Secretaria de Saneamento mantém em pleno funcionamento o laboratório localizado na sede do órgão, que realiza, diariamente, a coleta da água potável nos locais de captação. Essa água passa por análise fisioquímica e microbiológica no laboratório, indicando se há necessidade de um maior controle para garantir a qualidade dessa água.

A visita dos vereadores ao Sana, sexto distrito de Macaé, está programada para acontecer na segunda semana de outubro, com data a ser confirmada pelos vereadores.


Fotos Relacionadas