Prefeitura recupera estradas no Assentamento Aterrado do Imburo

10/02/2010 17:28:11 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Agricultura e Interior atuam no local para melhorar o escoamento da produção leiteira e agrofamiliar

A prefeitura de Macaé está promovendo a recuperação de sete estradas no Assentamento Aterrado do Imburo. O local abriga cerca de 150 famílias de produtores rurais que estavam com dificuldades de escoar a produção leiteira e agrofamiliar devido à precariedade das estradas. A subsecretaria de Agricultura e secretaria de Interior iniciaram a recuperação pela Estrada da Talavera com uma equipe de doze pessoas, um caminhão, uma patrol e uma retroescavadeira. Até esta quarta-feira (10), já foram recuperados cerca de 13 quilômetros.

De acordo com o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César, a ação beneficia os produtores de leite e agricultores familiares que precisam escoar e vender sua produção. A Cooperativa de Leite de Macaé e as feirinhas agrofamiliares de quinta-feira e sábado, na praça Veríssimo de Mello e rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, respectivamente, são os principais canais de venda dos produtores.

- Eles estavam tendo que ir a pé ou levar a produção de carroça até a estrada do Imburo, o que acabava inviabilizando o transporte ou deteriorando produtos como o leite. Apesar das dificuldades contínuas, vamos recuperar várias estradas. Com essa ação da prefeitura poderemos beneficiar as 150 famílias (cerca de 500 pessoas) que moram no local -, ressaltou o subsecretário de Agricultura, completando que essa melhoria no Assentamento foi solicitada pelo presidente da Associação dos Produtores e Parceiros do Imburo, Edésio Carvalho da Rocha.

Toda a intervenção que está sendo feita na Talavera e continuará nas estradas de Santa Maria, São Gregório, Fazendinha, Sapucaia, Ilha de Fora e Pindoba têm a aprovação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assinada pelo superintendente regional substituto do Incra/RJ, Gustavo S. de Noronha e da secretaria Municipal de Meio Ambiente, assinada pela coordenação de fiscalização ambiental.

A prefeitura está aproveitando a temporada seca para realizar a intervenção no Imburo, onde são feitas a retirada de lixo nas estradas e, a colocação de barro em alguns pontos. O presidente da Associação de Moradores do Imburo, Ailton Xavier da Costa, aprova a ação. “Às vezes tínhamos que usar carroça para trazer o leite até o ponto de coleta do caminhão da cooperativa, o que acabava azedando o produto. A estrada estava praticamente intransitável, sem condições para os carros passarem. Agora, vamos poder levar a produção sem problemas para a feirinha dos sábados e de quinta-feira”, disse Ailton.