Secretaria de Infraestrutura

Pronta Ação continua trabalho no Lagomar

2019-06-11 11:56:00 - Jornalista: Mônica Braga
Compartilhe:  
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Conjunto Habitacional tem infraestrutura urbana completa para moradores

A Equipe de Pronta Ação continua nesta semana o trabalho de demolição de construções irregulares na área de amortecimento do Parque Nacional de Jurubatiba, no bairro Lagomar. A ação, que iniciou dia 4, além de contribuir para a preservação do local, evitará novas ocupações.

A Secretaria de Habitação disponibilizou engenheiros, arquitetos e assistentes sociais durante todo o processo da ação, como também na mudança das famílias que, desde maio, já estão na nova residência no Conjunto Habitacional Carlos Emir, na Ajuda.

De acordo com a demanda, será necessária a ação por mais três vezes nesta semana, a fim de concluir a demolição de cerca de 60 construções. O objetivo agora, visto que as famílias já estão realocadas com segurança e dignidade, é a recuperação da área do Parque. “Foi necessário prolongar a ação. Já com as famílias realocadas, seguimos trabalhando com a preocupação de recuperar a área, que foi degradada com a ocupação irregular”, explica a Secretária de Habitação Tânia Jardim, que acompanha de perto a ação.

Os engenheiros da Habitação, Edson Avelar e Vinícius Vanderley também explicam que o importante é completar a ação, não apenas a demolição e a realocação das famílias, como também a recuperação da área. “Estão sendo demolidas as construções, e recolhidos os respectivos resíduos da construção civil que se encontram no perímetro que compreende a faixa de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, explica Edson.

As demolições são necessárias e já estavam previstas no cronograma de mudança das famílias. O objetivo, de acordo com a Secretaria Adjunta de Habitação, é a preservação da área, evitando novas construções indevidas.

A equipe de Pronta Ação é uma comissão formada pelas secretarias de Habitação, Ordem Pública, Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Procuradoria, além da Policia Militar.

+ Mais Notícias