Quarta-ponte sobre o Canal Fábio Franco será asfaltada nesta sexta

11/03/2010 19:39:19 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

O asfaltamento sobre o Canal Fábio Franco, acontece nesta manhã da sexta-feira (12)

A Prefeitura de Macaé realizou nesta quinta-feira (11) a imprimação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, próximo ao Morro de Santana. O asfaltamento do local acontece na manhã da sexta-feira (12) e, segundo a empresa responsável pela obra, vencedora da licitação, o Consórcio CBPO/Zadar, a liberação do trânsito na área acontecerá à tarde, a partir das 16 horas.

As obras nessa quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco tiveram um atraso por conta das chuvas do final do ano. Neste início de março, as chuvas também impediram o asfaltamento da área, o que será feito agora. “Com chuva, não se pode colocar o asfalto. A base demora a secar e o asfalto só deve ser colocado em superfície seca”, disse o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar.

A instalação da quarta ponte sobre o Fábio Franco faz parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e as obras seguiram o mesmo padrão das três pontes instaladas anteriormente nesse canal. O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, lembra que as intervenções nesse canal têm como objetivo ampliar a vazão das águas pluviais de dois para 5,20 metros, para dar um fim aos alagamentos na região, que é mais baixa que o nível do mar.

O secretário coloca que a instalação dessas pontes, ampliando a vazão das águas pluviais no canal, já vem melhorando o escoamento das águas das regiões próximas, embora ainda aconteçam os alagamentos, em ocasião de chuvas fortes. “Notamos que o escoamento das áreas alagadas vêm acontecendo com maior rapidez, graças às obras já realizadas no Canal Fábio Franco e ao auxílio das três bombas de sucção extras já instaladas pela prefeitura nas proximidades da elevatória da Télio Barreto”.

O secretário coloca também que essas obras estão incluídas no Programa Água Limpa, que começou no ano passado e que prevê intervenções em vários outros locais, com prazo de conclusão de cerca de ainda três anos. “São obras demoradas, mas que têm o objetivo de solucionar um problema antigo de toda uma área localizada em nível mais baixo e que conta hoje com tubulações antigas e subdimensionadas e que precisam ser substituídas para atender à demanda sempre crescente da população de Macaé”, colocou Tadeu Campos.

O Programa Água Limpa foi criado para enfrentar o antigo problema dos constantes alagamentos de várias áreas da cidade e, ainda, ampliar o saneamento básico da cidade, instalando novas redes de escoamento de esgoto e construindo Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).