Saneamento: construção beneficiará 40 mil moradores

13/06/2018 10:59:00 - Jornalista: Tatiana Gama/Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

Com 11 estações elevatórias em funcionamento, ETE Lagomar atende uma das regiões mais populosas da cidade

A Secretaria Adjunta de Saneamento executa trabalhos de inspeção e testes, com as adequações necessárias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar. Dentro de 60 dias, a operacionalização da unidade será repassada para a empresa concessionária. O local também ganhará mais um módulo de tratamento de efluentes, dobrando a capacidade total para atender 40 mil moradores de uma das regiões mais populosas de Macaé.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Lagomar foi construída no Engenho da Praia, ao lado da ETE local, numa área de seis mil metros quadrados. São 11 estações elevatórias em funcionamento. Com 60 quilômetros de redes coletoras de esgoto, o sistema tem capacidade para tratar até 40 litros por segundo, podendo atingir uma eficiência de 80% de remoção da matéria orgânica. A ETE Engenho da Praia atende os caminhões limpa fossa que são operacionalizados pelo município.

- O saneamento, que é uma questão de saúde pública, é uma das prioridades do governo municipal, por isso, estamos intensificando os trabalhos. A proposta é melhorar, cada vez mais, o ambiente em que vivemos - afirma o secretário adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira.

A rede já instalada e interligada às residências tem nível secundário de tratamento com processo de lodo ativado por aeração prolongada. O efluente tratado segue para o canal Macaé/Campos.

Notificações - Nos locais do município onde já foram implantadas as redes coletoras, como Cavaleiros, Mirante da Lagoa, São Marcos, Novo Cavaleiros, Vale dos Cristais, entre outros, os moradores têm a obrigação de se interligarem à rede, estando esta pronta e funcionando, obedecendo a Lei Federal 11.445/2007 e o Decreto Municipal 070/2014. Até agora, já foram expedidas cerca de 700 notificações. "A partir de agora, em parceria com a Procuradoria Geral, as pessoas que não realizarem o procedimento serão multadas, entrando na dívida ativa da prefeitura", explicou o secretário.

De acordo com o decreto, o usuário terá até 90 dias, após receber a notificação, para realizar a ligação à rede.


Fotos Relacionadas