Força-tarefa retira caminhão e libera acesso de pedestres

07/01/2017 16:50:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Até o término do processo de licitação e construção de uma nova ponte, a passagem será apenas de pedestres

A Prefeitura de Macaé montou uma força-tarefa neste sábado (7), que reuniu vários setores do governo, para a recuperação da ponte de acesso às cachoeiras do distrito do Sana e a retirada do caminhão de coleta de lixo, que caiu no rio na tarde de sexta-feira (6).

Mais de 30 homens das secretarias de Infraestrutura, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e as Adjuntas de Defesa Civil e Interior atuaram durante parte do dia. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Célio Chapeta, a operação de retirada do caminhão, que pesa 15 toneladas, contou com dois caminhões guindastes. "Primeiramente, o caminhão foi posicionado com a rodas para baixo, a porta basculante foi fechada com correntes para não correr o risco do lixo cair no rio. Os cabos de aços foram presos ao veículo e o mesmo foi içado até a via", explicou acrescentando, que até o término do processo de licitação e construção de uma nova ponte, a passagem será apenas de pedestres e motociclistas.

O secretário Adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, lembra que uma equipe de agentes está responsável pela orientação dos pedestres. "A área está toda sinalizada, mas é importante que os turistas e moradores respeitem os limites das faixas", disse.

Já a equipe da secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fez uma vistoria no local e ao longo do rio, onde foram instaladas duas redes para coleta de resíduos que possam ter se desprendido do caminhão de coleta de lixo. O biólogo, Henrique Abrahão, afirmou que o impacto ambiental foi mínimo, pois a porta da caçamba do caminhão se manteve fechada e não houve perfuração do tanque de combustível. "Felizmente, o impacto foi muito pequeno", falou.

O secretário Adjunto de Interior, Jocimar de Oliveira, acrescentou que será dada toda assistência para recomposição da vegetação e da cerca viva da propriedade vizinha por onde o caminhão foi retirado.

O gerente da empresa terceirizada que faz a coleta de lixo da cidade, Cleber Lourenço e o motorista do caminhão, Marcelino França Santana, que foi atendido pela equipe de saúde do Sana e, posteriormente, encaminhado para o Hospital Público Municipal, acompanharam a retirada do veículo. Marcelino foi liberado e passa bem. "O atendimento da saúde foi ótimo e na segunda-feira volto ao trabalho".

A Defesa Civil manterá no local uma viatura para auxiliar na coleta de lixo, transporte de água e botijão de gás, além de servir no transporte de pessoas em casos de emergência.


Fotos Relacionadas