Secretaria de Mobilidade Urbana

Subsecretaria de Educação no Trânsito

A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), segundo estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). E a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Subsecretaria de Educação no Trânsito, desenvolve diversos programas e projetos.

Além disso, com o objetivo de gerar novos comportamentos socioculturais que podem vir a possibilitar uma convivência mais harmoniosa no trânsito e também uma significativa redução do número de acidentes, campanhas são realizadas de modo pontual, buscando sempre sensibilizar a todos sobre o valor da vida, e da importância do respeito ao espaço de cada um nas ruas da cidade.

Atendendo a uma orientação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as campanhas são realizadas in loco, com entrega de panfletos e abordagem aos condutores a fim de se alertar para a necessidade do cuidado no trânsito, principalmente em períodos de feriados prolongados e datas especiais.

Programa Circulando no Trânsito

O Programa Circulando no Trânsito é voltado aos alunos da rede pública e particular de ensino, além de instituições e empresas instaladas na cidade, por meio de ações realizadas pela equipe da Subsecretaria de Educação no Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana busca trabalhar, de forma dinâmica, conceitos como segurança no trânsito e cidadania.

Iniciado em 2001, o programa seguiu até o final do ano de 2011, não havendo continuidade efetiva em 2012. Com a nova gestão, as atividades foram retomadas em 2013 e, atualmente, o programa realiza ações como a Escolinha de Trânsito e as palestras sobre Segurança no Trânsito e Direção Defensiva.

O Programa se consolidou como uma das mais importantes ferramentas da Mobilidade Urbana para conscientização infantil, sendo voltado para alunos de 5 a 7 anos (período inicial de escolaridade) e de 8 a 11 anos (finalizando a primeira fase do ensino fundamental da rede pública e particular de ensino).

A Escolinha de Trânsito busca trazer, de forma dinâmica e divertida, conceitos como segurança no trânsito e cidadania. Iniciado em 2001, reformulado em 2010 e passando ao formato itinerante em 2013, a ação já atendeu a mais de 35 mil crianças. Palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva" e “Segurança no Trânsito para Motociclistas”.

As palestras realizadas pelo Programa Circulando no Trânsito também já se tornaram referência, atendendo a grandes empresas instaladas na cidade. O conteúdo de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva visa estimular a aplicação destes conceitos no dia a dia. O objetivo é que condutores, pedestres e demais usuários das vias coloquem em prática o que aprendem na teoria, evitando assim o que chamamos hoje de a maior doença do Brasil que é o acidente de trânsito.

Agendamento

Todos estes serviços são agendados por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro, Macaé-RJ – CEP: 27910-230. Para informações, basta que os interessados entrem em contato pelos telefones (22) 3717-0881 / 3717-0882 e 3717-0883.