Barreiras sanitárias seguem instaladas no município

23/04/2021 08:27:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Guga Malheiros

Objetivo do controle de acesso com barreiras é o combate à disseminação da Covid-19

Com o foco na necessidade de controle de entrada e permanência de pessoas, a fim de garantir o efetivo enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Macaé implantou barreiras sanitárias no dia 13 de março. Inicialmente, foram instalados três bloqueios: no Parque de Tubos, Cabiúnas e Pedreira, com intuito de orientar e informar sobre as novas medidas restritivas de acesso ao município. No dia 15, segunda-feira, as barreiras começaram efetivamente a barrar a entrada de quem não tinha vínculo comprovado com o município. Hoje, o município tem barreiras sanitárias em todos os acessos e o índice do covidímetro passou do vermelho para o laranja. Lembrando que outras medidas foram adotadas para combater a disseminação do coronavírus.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana atua desde o início nos bloqueios sanitários montados pela Prefeitura de Macaé em pontos estratégicos do município. A medida segue o que determina a Resolução nº 001/2021 da Secretaria Municipal de Saúde.Todos os veículos são fiscalizados e quem não tiver comprovante de residência, vínculo empregatício, alguns tipos de consultas/exames marcados no município, entre outros, é barrado.

Os agentes da Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana estão atuando, diariamente, no trevo de acesso ao Parque de Tubos, Pedreira, Cabiúnas e entroncamento da RJ-168 com RJ-162 (Parque Atalaia, trevo dos 26), no ordenamento do trânsito, com as devidas sinalizações. O município também atua no bloqueio ao Sana, com a Guarda Municipal, e no acesso pelo Imburo e Tapera, com a Defesa Civil.

"É importante a colaboração de todos, ainda, para evitarmos um aumento de casos de Covid-19. Os bloqueios são necessários e mostraram-se eficazes para evitar a propagação desse vírus. Ao longo desses dias, desde que foram implantadas as barreiras, procuramos melhorar a logística de acesso, principalmente no Parque de Tubos, para agilizar e facilitar o acesso das pessoas que têm necessidade de se deslocar para Macaé. Também agradecemos o empenho de todos os servidores que estão trabalhando diariamente para que as barreiras possam funcionar da melhor forma possível", destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

As barreiras sanitárias contam com a participação dos agentes da Mobilidade Urbana, Guardas Municipais e Defesa Civil.


Fotos Relacionadas