Blitz educativa do Maio Amarelo sensibiliza motoristas

24/05/2018 16:36:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

A blitz educativa contou com agentes da Mobilidade, Detran e Lei Seca

Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Detran e Lei Seca realizaram na manhã desta quinta-feira (24), de 9h às 12h, uma blitz educativa na Avenida Amaral Peixoto, Barra, próximo à ponte Ivan Mundim, sentido Lagomar. O objetivo foi sensibilizar os motoristas e motociclistas sobre a importância de se respeitar às leis de trânsito, principalmente o consumo de bebida alcoólica se a pessoa for dirigir. A ação faz parte do Maio Amarelo que prosseguirá até do dia 27, quando será realizada uma caminhada na orla dos Cavaleiros.

O secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto, afirma que a parceria entre o órgão municipal e o Detran, por meio do grupo da Lei Seca, é de grande utilidade, pois nessa ação foram abordados vários temas de segurança de trânsito. “A educação dos condutores é fundamental para a diminuição de lesões e mortes em acidentes de trânsito” , disse o secretário.

Os agentes da Educação no Trânsito, conversaram com os motoristas e motociclistas e entregaram folders explicativos e pequenas lixeiras para carros.

A responsável pelo núcleo de Educação no Trânsito do Detran, Silvia Vignoli, explica que um estudo realizado pela autarquia, constatou que o município de Macaé, registra altos índices de acidentes, e por esse motivo, os agentes realizaram a sensibilização. Na oportunidade, eles entregaram folders explicativos, laço amarelo (símbolo do movimento) e lixeirinhas para carros.

- Nós alertamos para que os motoristas e motociclistas obedeçam a legislação, para que os índices de acidentes diminuam. Nossas ações são bem aceitas, disse.

Participaram ainda da ação, cadeirantes que foram vítimas de acidentes automobilístico. Um deles o taxista, Eloi Mandarino de 36 anos, conta que sofreu um acidente em 2005, em Maricá, quando pegou uma carona com mais três pessoas. O motorista estava bêbado e ele fraturou a espinha, perdendo o movimento das pernas, ficando paraplégico. Os outros dois que participaram da blitz de conscientização, Wellington do Espírito Santo e Bruno Dutra, também ficaram paraplégicos após acidentes envolvendo bebidas.

- No início foi muito difícil para mim, fiquei dois anos em depressão. No primeiro ano que sofri o acidente, o motorista ainda me visitava, mas depois não foi mais me ver. Hoje, trabalho como taxista em Maricá, vivo em minha casa sozinho que foi adaptada e sou contratado pela Lei Seca há seis anos no programa de Educação no Trânsito -, contou.

O motorista profissional William José da Silva, que passava pela Avenida Luiz Lírio na Barra, pilotando sua motocicleta, aprovou a iniciativa. "Acho importante essas ações para alertar sobre as leis de trânsito. Graças a Deus, nunca sofri um acidente", comentou.


Fotos Relacionadas