Corpus Christi terá esquema especial de trânsito em Macaé

25/05/2016 15:11:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Bruno Campos

Avenida Agenor Caldas será interditada a partir das 6h para a confecção dos tapetes de sal

O feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (26), terá esquema especial de trânsito em atenção à celebração que promete reunir centenas de fiéis. Algumas ruas serão interditadas para a confecção dos tradicionais tapetes em homenagem ao Cristo Eucarístico e para a realização de uma missa campal no bairro Imbetiba. Com isso, os condutores devem estar atentos ao trafegar pelas vias nesta região, em especial por conta da circulação de pedestres.

A montagem do palco que será utilizado durante o evento começou às 7h desta quarta-feira (25), na Avenida Elias Agostinho, na altura da Rua Dr. Bueno, com interdição do trecho. No entanto, a programação especial será totalmente realizada a partir das 6h desta quinta-feira (26), quando a Avenida Agenor Caldas será interditada a partir das 6h para a confecção dos tapetes de sal.

A realização da missa campal acontecerá às 16h no palco montado na Elias Agostinho, que também estará fechada para funcionar como uma grande área aberta para concentração dos fiéis. Depois da celebração, um cortejo seguirá escoltado por agentes de trânsito em viaturas e motocicletas pelo trajeto que inclui a passagem pela Avenida Elias Agostinho até o acesso à Agenor Caldas, onde estarão os tapetes, seguindo pela Avenida Rui Barbosa até a Praça Veríssimo de Mello.

No caso da Avenida Elias Agostinho, a interdição será mantida até a sexta-feira (27), quando serão desmontados os palcos das celebrações de Corpus Christi.

Orientações - Nos locais onde serão realizadas as programações religiosas, os agentes de trânsito estarão mobilizados para garantir segurança viária, com a utilização de equipamentos de sinalização (bloqueios físicos). Além disso, eles vão orientar e recomendar que os pedestres só façam a travessia das vias em locais seguros. A Mobilidade Urbana ressalta a importância em se respeitar estas orientações por parte dos agentes e toda sinalização para evitar acidentes.

Celebração – O Corpus Christi é uma tradição Católica, em que se celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Solenemente, a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia acontece na Quinta-Feira Santa, quando os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia.

Neste dia, paróquias confeccionam tapetes com símbolos litúrgicos, como pão, hóstia, vinho, ostensório e outros. Para isso, são utilizados materiais como sal grosso tingidos com tinta corante, além de materiais reaproveitados, como serragem, casca de ovos, borra de café, sal grosso e tampas de garrafas pet.