Educação para o Trânsito inicia ações preventivas

14/01/2021 15:46:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Secretaria de Mobilidade Urbana

Objetivo é a conscientização dos condutores de veículos quanto às medidas de segurança viária

A Secretaria de Mobilidade Urbana já deu início às ações educativas em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é reforçar medidas de segurança e prevenção de acidentes, tanto para pedestres e ciclistas, quanto para os motoristas. A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, que é o setor responsável na Mobilidade Urbana, já iniciou as ações. Nesta quinta-feira (14), estará novamente fazendo campanha educativa de segurança viária em ponto de grande fluxo de veículos no município.

As campanhas educativas, realizadas ao longo do ano, são importantes ferramentas para a segurança e a prevenção de acidentes no trânsito. Na visão do novo gestor da pasta da Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, a Educação para o Trânsito terá papel de destaque nas ações da secretaria.

A orientação que está sendo passada aos agentes de trânsito que estão atuando nas vias públicas do município é a de educar e orientar e, em última instância, aplicar as penalidades previstas na forma da Lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São 120 agentes de trânsito que atuam na secretaria em escala de plantão.

"Não importa quantas vezes foram tentadas e o êxito não foi alcançado. A Educação para o Trânsito é o caminho mais curto para a redução dos índices divulgados pelos principais órgãos de controle – nacionais e internacionais – de vítimas no trânsito. Posso parecer um sonhador, mas não deixarei de sonhar em ter um trânsito mais seguro e educado para Macaé. Estar próximo da população é uma característica da nova gestão pública municipal", destaca o secretário de Mobilidade Urbana.

A primeira ação da Coordenadoria de Educação no Trânsito já foi iniciada pelo levantamento dos diversos pontos da cidade, considerados de maior fluxo de veículos, para serem utilizados em futuras campanhas preventivas de acidentes. A atuação da coordenadoria é em diversas áreas: motoristas, ciclistas e pedestres na Educação para o Trânsito em geral.

De acordo com dados do IBGE, a população estimada de Macaé em 2020 é de 261.501 pessoas. O fluxo de veículos que acessam a cidade de Macaé é registrado por semáforos instalados nos pontos limítrofes de entrada da cidade: Rodovia Amaral Peixoto – acesso Mutum, RJ-168 – acesso Fórum e Rodovia Amaral Peixoto – acesso Lagomar. Os dados são contabilizados pelo setor de Estatística da Secretaria de Mobilidade Urbana. Em dezembro de 2020, foram 814.858 veículos que entraram na cidade durante todo o mês.