Maio Amarelo 2021: respeito e responsabilidade no trânsito

01/05/2021 14:09:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Objetivo da campanha é melhorar a segurança no trânsito

"Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito". Esse é o tema da campanha do Movimento Maio Amarelo 2021, que tem a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) como apoiadores centrais da ação. De acordo com a CNT, a ação quer mostrar a importância da união de forças de toda a sociedade para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos estarão em risco. O Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador da campanha.

O Movimento Maio Amarelo 2021 traz a reflexão sobre atitudes que precisam ser praticadas cada vez mais na convivência em diversos ambientes: o respeito e a responsabilidade. Ações como parar na faixa de pedestre, usar a cadeirinha para as crianças e não dirigir usando o celular são alguns dos exemplos de como agir de forma respeitosa e responsável, conforme destaca a CNT. Infelizmente, o trânsito brasileiro ainda é responsável por milhares de mortes. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram mais de 31 mil vidas perdidas.

No município de Macaé, as ações da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, desde o início deste ano, vêm reforçando a importância das medidas de prevenção voltadas para a redução dos acidentes viários. Os ônibus urbanos coletivos já estão circulando com um adesivo de laço amarelo para lembrar o Maio Amarelo.

"É preciso juntar forças para transformar o trânsito em um ambiente mais seguro e dedicação na proteção às vidas no trânsito. A educação no trânsito é uma das maiores contribuições para a saúde no mundo", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estará atuando durante o Maio Amarelo através da Blitz Educativa e mídias sociais, com ações de prevenção em acidentes viários, onde será realizado um grande movimento no sentido de destacar a importância do respeito e responsabilidade no trânsito.

Maio Amarelo - O Maio Amarelo nasceu em 2014 com intuito de chamar atenção da sociedade e gerar debate e medidas efetivas para melhorar a segurança do trânsito. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Clique aqui para assistir ao vídeo do prefeito Welberth Rezende falando sobre o Maio Amarelo.


Fotos Relacionadas