Maio Amarelo reforça importância do respeito no trânsito

04/05/2021 16:22:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

Secretário de Mobilidade Urbana reforçou a importância do Maio Amarelo e de ações educativas

Os acidentes de trânsito figuram como a segunda maior causa externa de morte no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil usa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), cerca de R$ 220 bilhões, para pagar os custos decorrentes dos acidentes de trânsito. Com números tão alarmantes, o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, é fundamental para que todos façam sua parte para reduzirmos esses índices. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana já está trabalhando na divulgação da campanha do Movimento Maio Amarelo 2021 que tem como tema "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito".

Em entrevista ao programa Fala Zezé Abreu na rádio 101 FM, realizada nesta terça-feira (4), o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, reforçou a importância do Maio Amarelo e de ações educativas para a redução dos acidentes de trânsito.

“Seja gentil. Não é à toa que essa é uma das frases mais usadas nas campanhas de trânsito. O respeito ao outro e a responsabilidade ao dirigir podem salvar vidas. O Maio Amarelo é uma campanha mundialmente conhecida que visa conscientizar o uso correto dos meios de transporte e Macaé não podia ficar de fora. Por isso, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da secretaria está promovendo ações dentro desta iniciativa ”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito já está com uma agenda de ações para esse mês. Além das campanhas por meio de mídia social, o setor realizará três Blitz Educativas – Maio Amarelo, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

“Desde o início de janeiro estamos desenvolvendo campanhas educativas. E o retorno tem sido positivo. No Maio Amarelo, além das mídias sociais, estaremos realizando a Blitz Educativa orientando e entregando material para que as pessoas absorvam os ensinamentos para a redução dos acidentes de trânsito”, informa o Coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

As Blitzen Educativas serão realizadas no dia 12, na Avenida Atlântica, no bairro Cavaleiros; no dia 20, na Praça Nagib Mussi, no Parque Aeroporto, e no dia 27, na Avenida Rui Barbosa (Praça Veríssimo de Melo), no Centro. A ação ocorrerá das 11h às 15h.

Durante o programa, o secretário de Mobilidade Urbana também falou sobre o projeto que servirá de base para a implantação da Cidade do Trânsito Macaé.

“O projeto é voltado para a Educação para o Trânsito e contempla, entre outras coisas, auditório para palestras e circuito intermodal de mobilidade urbana, utilizado para a educação de trânsito do público infantil. O principal foco do projeto são as crianças que são os melhores fiscais dos pais”, pontua Jayme Muniz.

Maio Amarelo - "Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito” é o tema da campanha do Movimento Maio Amarelo 2021, que tem a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) como apoiadores centrais da ação. O Observatório Nacional de Segurança Viária é o idealizador da campanha.