Maio Amarelo: simulação conscientiza sobre segurança no trânsito

22/05/2019 14:40:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Simulação de acidente chamou atenção de motoristas

Tudo não passou de uma simulação, que faz parte das atividades do Maio Amarelo, mas um grave acidente na manhã desta quarta-feira (22), na Rua Aloísio da Silva Gomes, Granja dos Cavaleiros, despertou a atenção de motoristas e pedestres, em Macaé. A ideia foi conscientizar sobre a importância de adotar medidas de segurança no trânsito.

De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, em 2018, foram registrados 406 acidentes, com cinco vítimas fatais. Este ano, até 30 abril, já ocorreram 102 ocorrências sem vítima fatal. Na simulação, a motorista, que fala ao celular, atropela um ciclista na contramão. A cena ainda mostra um carona sem o cinto de segurança.

“O acidente sempre acontece por uma sequência de falhas. Uma via que não tem ciclovia é compartilhada, portanto, o motorista deve redobrar a atenção, assim como, o ciclista deve sinalizar com os braços a mudança de faixa, por exemplo. Além disso, como medida de segurança, o ciclista deve estar sempre à direita dos veículos automotores”, explicou a educadora de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Josiana Wilme.

O tema deste ano, “Me ouça”, destaca os conselhos das crianças que pedem para os pais respeitarem as regras de trânsito. O ciclista Adriano Rocha Vieira, 40 anos, afirmou que não tem filhos, mas procura sempre estar atento as regras do trânsito. “A simulação me chamou atenção, porém, estou sempre preocupado em evitar os riscos de acidente”, disse.

O movimento

O Movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Programação do Maio Amarelo

23/05 - Empresa VIX - Palestra Maio Amarelo “Me ouça” (manhã);

24/05 - EMEI Mª Angélica de Oliveira das Dores – Escolinha de Trânsito ” Me ouça”;

26/05 - Caminhada Maio Amarelo “No trânsito o sentido é a vida”. Ponto de saída Orla dos Cavaleiros (Cidade do Sol) , 8h.

27/05 - EMEI Mª Angélica de Oliveira das Dores – Escolinha de Trânsito “ Me ouça”;

28/05 - Empresa Brasil Center – Palestra Maio Amarelo ”Me ouça”;

29/05 - Empresa VIX 03 – Palestra Maio Amarelo “Me ouça";

30/05 - EMEI Prof. Marli Vasconcelos Lemos Escolinha de Trânsito "Me ouca";

31/05 - Escola Dente de Leite Escolinha de Trânsito "Me ouça".


Fotos Relacionadas