Mobilidade participa de mais uma ação do “Maio Amarelo”

20/05/2016 12:41:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Encontros possibilitam ampliar a consciência sobre a segurança viária

A Secretaria de Mobilidade Urbana marcou presença em mais uma ação para a prevenção de acidentes realizada por uma empresa sediada na cidade. Desta vez a equipe da Educação no Trânsito esteve na base da Melf Equipamentos, Transporte e Logística, no bairro Lagomar. Na ocasião, a força de trabalho da empresa recebeu orientações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos, trânsito seguro, além de conceitos ligados à cooperação e cidadania. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (19).

A participação da Mobilidade Urbana com a palestra sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva" foi uma das ações realizadas pela empresa em alusão ao “Maio Amarelo”. A proposta do movimento é mobilizar toda a sociedade e colocar em pauta o tema segurança viária, para que, com a participação e envolvimento de todos, o mês de maio seja marcado como o início de uma mudança de atitude, com o amarelo simbolizando a “atenção pela vida”.

- É muito gratificante saber que por meio desta parceria com a Mobilidade Urbana, as empresas estão se preocupando com a diminuição dos índices relacionados aos acidentes de trânsito. Até porque com conscientização e prevenção, elas estão preservando a integridade de sua força de trabalho e, consequentemente, dos demais personagens no trânsito – disse o secretário Júlio Antunes.

A palestrante, Josiana Marques Wilme, concorda que trabalhar com a prevenção em relação aos acidentes no trânsito é muito mais eficiente, pois muitos dos que recebem o conteúdo passam a identificar suas atitudes incorretas e que vão procurar ser mais prudentes.

- O interesse das empresas é fundamental, pois elas nos auxiliam na formação de multiplicadores dos conceitos de um trânsito com comportamento seguro. Em uma cidade com um tráfego intenso de veículos, a solução é compartilhar, dividir e respeitar. Somente por meio de uma mudança de atitude teremos um trânsito mais seguro - explica a pedagoga e membro da equipe de Educação para o Trânsito.

Apresentação - Para alcançar este resultado, a palestra não aborda só do aspecto legal, mas a necessidade da mudança de consciência e da educação, já que este também é um problema cultural. Para isso, discute temas como dados mundiais, nacionais e locais sobre violência no trânsito; Direção Defensiva; fatores de risco no trânsito; atitudes responsáveis que devem ser adotadas; dicas sobre manutenção preventiva; riscos do excesso de velocidade, consumo de álcool, uso de celular e falta do uso do cinto de segurança, além de orientações específicas para motociclistas, ciclistas e pedestres. Tudo de forma interativa e participativa:

- A partir do momento que conhecemos os conceitos relacionados ao “Maio Amarelo”, aderimos ao movimento e contamos com a parceria da Mobilidade Urbana, que também foi muito importante. Pois, por mais que seja falado, a imprudência e as infrações acontecem. E esta é uma forma de diminuir estas imprudências, infrações e, principalmente, evitar os acidentes – disse a responsável pela Segurança do Trabalho da Melf, Daniele Azevedo.

Agendamentos - Os interessados em agendar a visita da equipe da Subsecretaria de Educação no Trânsito para realização de palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva" e “Segurança no Trânsito para Motociclistas”, além da “Escolinha de Trânsito”, podem protocolar um ofício na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678, no Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.


Fotos Relacionadas