Mobilidade Urbana revitaliza sinalização horizontal de vias

19/07/2019 11:55:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Ações de reforço da sinalização horizontal acontecem em vários bairros

Diversas ruas do município estão recebendo reforço na sinalização horizontal com objetivo de organizar o fluxo de veículos e pedestres, no controle e orientação. Cerca de 24 vias do município já tiveram a sinalização horizontal revitalizada nos últimos dois meses. Essa semana, as equipes atuaram no reforço da sinalização na Linha Verde, no Bairro da Glória, próximo ao Hotel Dubai, e na Avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, na Granja dos Cavaleiros. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

A sinalização horizontal foi revitalizada no acesso aos bairros da Barra de Macaé, Fronteira, Parque Aeroporto, São José do Barreto, Engenho da Praia e Lagomar. As principais vias do Parque Aeroporto foram contempladas: Avenidas Tancredo Neves, Hildebrando Alves Barbosa, Geraldo Menecucci e Afrânio Antônio da Costa e a Rua Dr. Benedito Carlos Ferreira. Também foi revitalizada a ciclovia da Avenida Tancredo Neves, nos trechos de cruzamento e travessias.

Na RJ-106, no trecho da ponte Ivan Mundin até o loteamento Cabiúnas, foram feitas revitalizações das travessias de pedestres, dos redutores de velocidade, da sinalização do eixo da pista de rolamento e das linhas de bordos. Próximo ao acesso à Avenida Nelson Côrrea Brum, no Parque Aeroporto, também na RJ-106, foi implantada faixas de estímulo à redução de velocidade.

O Centro da cidade é outro bairro que recebe revitalização da sinalização horizontal em diversas vias, também com reforço nas travessias de pedestres em ruas e avenidas de grande circulação, como as Avenidas Presidente Sodré (Rua da Praia) e Rui Barbosa, Ruas Silva Jardim e Teixeira de Gouveia, entre outras.

A sinalização horizontal tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito. A revitalização da sinalização horizontal é uma das ações realizadas pelo órgão municipal que visam a utilização adequada das vias públicas.

“Essa é uma das ações periódicas realizadas pela secretaria que visam reforçar sinais de trânsito e dispositivos de segurança instalados nas vias públicas, com o objetivo de proporcionar melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos veículos e pedestres que nela circulam”, pontua o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira.

Os trabalhos executados utilizam tinta termoplástica aplicada por método mecânico (aspersão) ou manual (extrusão), formulada com resinas sintéticas de alta qualidade, microesferas de vidro, pigmentos estáveis ao aquecimento e a luz ultravioleta,recomendada para vias urbanas e rodovias de alto volume de tráfego.


Fotos Relacionadas