Mobilidade Urbana: sinalização horizontal utiliza material inovador

30/08/2019 14:44:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Instalação de adesivo elastoplástico tem a finalidade de causar maior impacto visual

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana segue com o reforço na sinalização horizontal das vias do município. Inovando nesse processo, o município está instalando, pela primeira vez, o adesivo elastoplástico nas vias da cidade. Esse material tem a finalidade de causar maior impacto visual aos condutores, melhorando o campo de visão, pois funciona como uma placa instalada no pavimento, facilitando o entendimento. Nesta sexta-feira (30), os trabalhos foram realizados na Avenida Rui Barbosa e Cemeaes Centro (adesivos de estacionamento para deficientes) e em área escolar, no bairro Novo Cavaleiros.

A aplicação desse material adesivo está sendo priorizada em áreas próximas às escolas, visando aumentar a segurança, e em locais onde é preciso reforçar limite de velocidade (30 quilômetros), além de áreas destinadas ao estacionamento de pessoas com deficiência. Na Avenida Amaral Peixoto, na descida do morro de Sant’Anna, próximo ao Colégio Municipal Ancyra Pimentel, já foram instalados adesivos elastoplásticos de limite de velocidade e área escolar.

“O impacto visual é ressaltado como se fosse uma placa instalada no pavimento, facilitando o campo de visão para os condutores, ampliando essa sinalização. O objetivo é que esse novo equipamento garanta mais segurança, principalmente para os pedestres”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira.

Os tipos de adesivo elastoplástico utilizados na sinalização horizontal em Macaé são de área escolar, regulamentação de velocidade da via de 30 quilômetros, semáforo à frente e estacionamento para deficientes. Esse material é visualmente direcionado aos motoristas que têm a visão real da sinalização e não para os pedestres.

Sobre o material - O laminado elastoplástico adesivo é fornecido em faixas, símbolos, letras e números, obtendo efeitos visuais eficazes para a sinalização horizontal, com excelente adaptação às superfícies lisas ou texturizadas, sejam pavimentos asfálticos, concreto, paralelepípedos ou pré-moldados (poliédricos).


Fotos Relacionadas