Parceria entre Mobilidade e empresas visa à prevenção de acidentes de trajeto

21/11/2016 16:18:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Palestra sobre 'Segurança no Trânsito e Direção Defensiva' alerta sobre medidas preventivas

Apesar dos dados do Anuário de Saúde do Trabalhador, elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), apontarem que o acidente típico de trabalho, que ocorre na execução do serviço, responde pela maioria do total de casos, os índices ligados aos acidentes de trajeto ainda são bastante expressivos no Brasil. Acidentes de trajeto são que ocorrem no percurso da residência para o trabalho e do trabalho para a residência, além dos ocorridos no deslocamento para cumprir uma tarefa de trabalho.

E entendendo que as soluções para reduzir estes índices estão ligados não só aos programas de prevenção, segurança e saúde, muitas empresas em Macaé resolveram somar forças com a Secretaria de Mobilidade Urbana visando à prevenção aos acidentes de trajeto. Para isso, estas empresas estão incluindo em Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPATs) palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva", ação que faz parte do Programa "Circulando no Trânsito".

Entre as empresas que receberam as orientações da equipe de educação no trânsito da Mobilidade Urbana estão a Líder Aviação, a MHwirth Brasil, a Conaut Controles Automáticos, a UTC Engenharia e a SIT Transportes. Durante as apresentações, foram transmitidos aos funcionários conceitos como atitude responsável e cidadania, além do resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito. E a palestra não aborda só o aspecto legal, mas a necessidade da mudança de consciência e da educação, já que este também é um problema cultural. Tudo de forma interativa e participativa.

- A Mobilidade mantém uma relação muito boa com as empresas, que cada vez mais se mostram interessadas nas palestras do programa "Circulando no Trânsito". Tanto que, em muitas delas, já retornamos algumas vezes. E conseguindo sensibilizar os funcionários e colaboradores das empresas, já estaremos salvando vidas - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

A palestrante Josiana Marques Wilme, concorda. "A conscientização é fundamental em uma cidade com um tráfego intenso de veículos, como Macaé. É importante não só para o trajeto de trabalho para casa e vice-versa, mas sempre que estiverem em trânsito, seja como condutor ou pedestre. É ter consciência para preservar vidas no trânsito", afirmou a pedagoga e coordenadora de Educação para o Trânsito da Mobilidade Urbana.

Elogios - Em todas as palestras realizadas, a aprovação do conteúdo passado foi unanimidade. Inclusive, a parceria foi muito elogiada pelos organizadores dos eventos. "A empresa e os funcionários têm a mentalidade voltada à segurança do trabalho, mas é inevitável que vejamos funcionários cometendo erros no trânsito. Por isso, o que se internaliza no trabalho também vale para aplicarmos no trânsito e em casa. Temos um bom histórico de segurança internamente, então é importante aplicar fora da empresa também", pontuou o diretor de Operações da Líder Aviação, Carlos Agnes.

O engenheiro da MHwirth Brasil concorda que todos devem sempre zelar pela segurança, dentro e fora da empresa. "Nossa SIPAT este ano está abordando a influência das emoções, no lar, no trânsito e no trabalho. E estamos em uma região de trânsito bastante complicado, esta é uma realidade muito presente. Já tivemos funcionários que tiveram problemas com acidentes de trajeto. Por isso o conteúdo passado na palestra foi tão importante, pois este é um material muito bom e atualizado", elogiou.

Mesmo nas empresas em que a ação não está acontecendo pela primeira vez, a parceria foi bastante elogiada. "A direção defensiva e a educação são muito importantes para um trânsito mais seguro. E principalmente o funcionário ter a consciência de que seu comportamento deve ser seguro não só na empresa, já que o trajeto também faz parte de sua rotina. Por isso fazemos questão da participação da Mobilidade Urbana todos os anos. A mensagem passada é muito importante e os funcionários gostam muito", disse a técnica de Segurança do Trabalho da Conaut, Elisange Caldeira Nunes.


Fotos Relacionadas