Prefeitura retoma serviço de recolhimento de animais em vias públicas

12/10/2021 10:03:00 - Jornalista: Catarina Brust

Animais de grande porte soltos em via pública serão recolhidos

Os proprietários de animais de grande porte devem estar atentos. A Prefeitura de Macaé está retomando o serviço de recolhimento desses animais que estiverem soltos nas vias públicas. As rondas serão intensificadas e os animais apreendidos serão recolhidos para local de guarda. Legislação específica e cobrança de tarifas serão aplicadas ao proprietário para que possa reaver o animal. A intenção da Secretaria de Mobilidade Urbana é dar mais segurança aos condutores que trafegam no município, evitando acidentes de trânsito por conta de animais soltos nas vias públicas.

O objetivo é que os proprietários tenham o cuidado necessário na manutenção e criação desses animais de grande porte e que não venham a provocar acidentes. A Coordenação de Trânsito da Mobilidade Urbana fará as rondas diárias no município, identificando os animais soltos nas vias públicas. A empresa vencedora da licitação fará o recolhimento com veículo, motorista e laçador.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, a Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), outros órgãos municipais e a empresa vencedora da licitação participam deste processo. A empresa tem o prazo previsto para início da execução do serviço até 19 de novembro deste ano.

Os animais serão recolhidos para local de guarda e quarentena até que o proprietário pague as taxas referentes à retirada. Os animais que não forem resgatados pelos proprietários, serão encaminhados, depois de um período, para a coleta na capital do Estado do Rio de Janeiro.