Simulação de acidente alerta para riscos no trânsito

23/05/2018 15:16:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Ação integra o Maio Amarelo e busca conscientizar para hábitos mais seguros

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realiza, ao longo desta quarta-feira (23), simulações de acidentes de trânsito em diferentes pontos da cidade. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade da adoção de hábitos que garantam a segurança de todos como condutores, ciclistas e pedestres. A primeira ação aconteceu na manhã de hoje com a encenação de um acidente entre uma moto e um pedestre, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, Barra de Macaé. A iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

No período da tarde, a atividade segue no Bairro da Glória, na altura da cabine da Polícia Militar. Dessa vez, o acidente envolverá um automóvel e um ciclista. Já às 16h, será na Linha Verde, no trevo de acesso ao Shopping Plaza, com uma van e moto.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto, salienta que o movimento “Maio Amarelo” é de grande valia, em que um mês inteiro em todo o mundo é voltado para atenção no trânsito. "A pasta está empenhada para conscientização no trânsito não só no mês de maio, mas sim, em todos os meses do ano", disse.

- Mostramos à população um acidente envolvendo um pedestre e um motociclista. A pessoa atravessou sem ser na faixa de segurança e não viu uma moto se aproximando que trazia no carona uma pessoa que não usava o capacete. O resultado foi a morte do rapaz que não estava com equipamento de segurança - explicou a agente de trânsito do setor de Educação no Trânsito, Josiana Wilme.

Quem passava pela avenida Luiz Lírio, na Barra, ficou impressionado com a veracidade da simulação. "Tem mesmo que realizar esse tipo de campanha em Macaé, pois têm muitas pessoas que não respeitam às leis de trânsito. Um dia desses eu e meu esposo passamos um susto perto do Atacadão, quase sofremos um acidente. Os motoristas e os motociclistas devem ter mais consciência", afirmou a dona de casa Josilene da Silva.

Patrícia Alves também aprovou a iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana e alerta que no local as pessoas precisam ter atenção redobrada e não esquecer de seguir as leis de trânsito, pois o movimento de crianças que estudam nas escolas do entorno é constante.

O capitão do 9º Grupamento Militar do Corpo de Bombeiros de Macaé, Leandro Aguiar, destacou o impacto que a ação gerou nas pessoas. "A simulação próxima do real chama a atenção, pois os acidentes são muito comuns, principalmente envolvendo motos. A imprudência, negligência e a falta de respeito com as leis de trânsito e falta de uso de equipamentos de segurança contribuem para aumentar essa estatística", esclareceu.

Programação Maio Amarelo - Ações de conscientização irão continuar ao longo do mês com a realização de blitz educativa e palestras em escolas. No domingo (27) haverá caminhada, com saída às 8h, nos Cavaleiros, próximo ao Clube Cidade do Sol.


Fotos Relacionadas