Terceira turma de agentes encerra curso com treinamento de defesa pessoal

25/05/2016 09:44:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Curso volta a ser promovido em junho

A terceira turma do Curso de Capacitação e Atualização dos Agentes da Autoridade de Trânsito encerrou a sua participação na formação com uma aula prática de Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização. O módulo faz parte da formação técnica que visa a melhoria constante dos serviços prestados por estes profissionais à população. A atividade, que foi realizada no Ginásio Municipal, contou com o apoio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, destaca que, a partir da formação, a intenção é que os agentes aprimorem o serviço que é prestado à população.

- A atualização dos agentes públicos é fundamental para acompanhar a legislação. E esta é uma capacitação diferenciada, com conteúdo de qualidade. Assim, eles poderão uniformizar comportamentos e procedimentos, revisar as leis que regem o trânsito e melhorar cada vez mais no serviço que é prestado ao cidadão – disse o secretário.

O treinamento de Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização foi ministrado pelo especialista Wagner Lima. De acordo com ele, o conhecimento dos agentes com relação a esta técnica é importante, já que são agentes públicos que atuam nas ruas.

- O agente público que trabalha nas ruas deve ter um nível de conhecimento não só para se defender, mas para promover a segurança, que é algo que o poder público tem por obrigação. Não menos importante é manter o condicionamento físico para executar sua missão. E, de preferência, praticar com frequência uma reciclagem de conteúdo, por meio de palestras e cursos - explicou o instrutor.

Aprovação – O agente de trânsito Alan Velasco concorda que a atualização para os agentes que atuam na fiscalização do cumprimento das leis é muito importante. “Acho que conhecimento é sempre importante, em especial para o servidor público que lida diretamente com o cumprimento das leis. Todo conteúdo que recebemos ao longo do curso foi muito bom e servirá para enriquecer nossa atuação”, pontua.

Além deste treinamento prático, a formação inclui ainda disciplinas teóricas, como Operação de Trânsito; Noções de Engenharia de Trânsito; Noções de Direito; Legislação Penal e Processual Penal; Legislação de Trânsito; Infrações de Trânsito de Competência Municipal e Infrações de Trânsito de Competência Estadual.

Também fazem parte da grade do curso os tópicos: Técnicas de abordagem; Cidadania e Proteção ao Meio Ambiente; Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal; Direção Defensiva em Situação de Emergência; Gerenciamento de Crises e Noções de Educação para o Trânsito.

O curso será promovido pela Mobilidade Urbana até o mês de junho, quando a última turma de agentes passará pela formação.