Transporte público conta com 100% da frota adaptada

28/06/2018 14:30:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

Medida faz diferença na vida de quem precisa do transporte público, como o pequeno Luiz Fernando

Em Macaé, os usuários do transporte público contam com 100% da frota adaptada para o atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Os 237 ônibus que atuam nas linhas municipais possuem elevadores de acesso e dispositivo tátil, próximo ao assento prioritário, que sinaliza o interesse em desembarcar.

A norma é regulada, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece procedimentos a serem observados pelas empresas transportadoras para assegurar condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida na utilização dos serviços de transporte rodoviário.

No dia a dia, a medida faz diferença na vida de quem precisa do transporte público para se locomover. O pequeno Luiz Fernando (12) sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano. Para que ele volte a andar, precisa se locomover por meio de uma cadeira de rodas para realizar os tratamentos adequados, incluindo a fisioterapia.

"Preciso levar meu filho para fisioterapia duas vezes por semana. Moramos no bairro Novo Cavaleiros e o consultório fica localizado no Centro. Se não fosse o elevador do ônibus, eu, sozinha, não conseguiria realizar a locomoção do meu filho e isso prejudicaria sua recuperação", explicou Adelina Dutra.

O Secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto, aponta a importância do atendimento no transporte público voltado para as pessoas portadoras de necessidades especiais. “O transporte público tem que atender todos os cidadãos da mesma forma, proporcionando, assim, a igualdade e inclusão de todos”, disse.


Fotos Relacionadas