1001 espetáculos: projeto leva teatro e oficinas à população

23/02/2018 12:35:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Em Macaé, o projeto acontece nos dias 3 e 10 de março, na Barra e Ajuda, respectivamente

Crianças, adultos e a melhor idade poderão assistir as apresentações de teatro promovidos pelo projeto "1001 Espetáculos", no dia 3 de março, na Barra de Macaé e dia 10 de março no bairro Ajuda de Baixo. O objetivo é promover o acesso à cultura para a população que não tem oportunidade.

O "1001 Espetáculos" é um projeto cultural de ônibus teatro, nascido em 2017, e que percorrer as cidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna, Niterói e Rio de Janeiro oferecendo oficinas e espetáculos teatrais gratuitos em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Estão envolvidas 10 empresas, 26 profissionais e em média 50 companhias.

De acordo com a curadora dos espetáculos, Martha Avelar, o espetáculo na Barra de Macaé acontecerá na Rua Caetano Corrêa Reis, 493, e terá dois horários: às 10h, com a peça teatral "Bumba Meu Boi Brilho da Lua", com a Trupe de Circo-Teatro "Grandes Seres da Montanha" e, às 15h, com a "Roda Interativa de Danças Populares", apresentada pela Companhia Coletivo Capim D´Angola.

- No dia 10 de março, o espetáculo será realizado na quadra Poliesportiva, na Rua José Alves de Azevedo, s/n, na Ajuda de Baixo, próximo à subida do Planalto da Ajuda. Às 10h, o espetáculo "Enquanto Houver Criança" será apresentado pela Cia de Encenações Musicais e, às 15h, "Roda Gigante" também com a Cia de Encenações Musicais, informou.

Ela explicou ainda que o "1001 Espetáculos" possui também o História de Artes que já está em sua terceira edição, com leituras e biblioteca itinerante.

- Nós sentimos a necessidade de ampliar o projeto com o intuito de levar a cultura, principalmente para as pessoas que não tem acesso aos espetáculos. O ônibus possui mobiliário, anfiteatro, palco e equipamentos de som e luz, contou.

Martha ressalta ainda que os espetáculos contam sempre com a participação de grupos teatrais da cidade, assim como produtores culturais. "O projeto é realizado nas escolas municipais, toda sexta-feira, com apresentação de teatro e, de segunda a quinta-feira, realizamos oficinas de arte e cultura popular", acrescentou.

A curadora disse, ainda, que o projeto já passou por Niterói, Friburgo e Rio de Janeiro. As próximas cidade serão as cidades de Campos dos Goytacazes e Itaperuna.

- A receptividade do público está incrível e tem superado todas as nossas expectativas desde que o projeto foi criado-, comentou.


Fotos Relacionadas