Abastecimento: quase concluídas as ações da Cedae na área rural

22/01/2015 09:31:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Flávio Sardou

Estão em obras 18 quilômetros de tubulação para instalação da nova adutora

A Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae/RJ), em parceria com a Prefeitura de Macaé, continua as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade, que começaram na Linha Azul, em fevereiro de 2014, e têm prazo de conclusão de 720 dias. Para que as obras acontecessem, a Cedae adquiriu 18 quilômetros de tubulação para instalação da nova adutora. Para isso, trabalha em duas frentes de obras: na zona rural e na área urbana.

Na área rural, a companhia está quase concluindo a instalação de tubos de ferro fundido, de 600 milímetros, na Fazenda São Bento, em direção ao Canal do Teimoso. Máquinas e homens trabalham há cerca de seis meses no local, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o chefe do Departamento Técnico Operacional da Litorânea Norte da Cedae, Jairo Gomes, parte da tubulação está instalada, num trabalho quase artesanal que requer muito cuidado, já que cada tubo pesa quase mil quilos. As máquinas são cedidas pela prefeitura e a tecnologia e tubulações são da Cedae. "Os tubos são colocados um a um e a nossa preocupação é que estejam bem encaixados para evitar vazamentos", diz, acrescentando que essa linha, de cerca de 1,7 mil metros, é a da rede de condução de água bruta que sai do Rio Macaé, passa pela Severina, pelo Canal do Teimoso, chegando à Aroeira, em frente à Guarda Municipal, onde se encontra com as tubulações já instaladas que vão conduzir a água do rio até a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana. Ali, a água receberá o tratamento adequado e será direcionada ao Reservatório de Santa Mônica, onde será conduzida através das tubulações para as localidades a serem atendidas com o abastecimento.

Na Fazenda São Bento estão localizadas três adutoras que conduzem a água até a Estação do Morro de Santana. Ali existiam duas linhas de água e, agora, é instalada esta terceira linha, com a tubulação de 600 milímetros, com ações, nesta semana, sobre o Canal do Teimoso, fechando a linha das tubulações, que segue até o alto de um dos morros da Fazenda São Bento, onde serão interligados nas tubulações da Cedae existentes na fazenda. Esta interligação deverá estar concluída dentro de cerca de 30 dias.

As obras da Cedae em Macaé vão beneficiar uma população de 290.860 habitantes, já prevendo o crescimento da cidade. Na parceria, a prefeitura cede o maquinário, parte da mão de obra e a logística para o assentamento dos tubos de condução da água. A Cedae entra com os tubos de ferro fundido, parte de mão de obra, maquinário e acompanhamento técnico.

As obras vão beneficiar toda cidade com a ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque, ampliação da Estação de Tratamento de Água de 600 l/s para 800 l/s, construção de novo reservatório com capacidade para 5.000m³, 12 mil novas ligações prediais, construção de 34.496m de tubos finos com diâmetros entre 200mm a 50mm, entre outras ações.

Entre as localidades beneficiadas estão as da área norte da cidade, como o Lagomar e Cabiúnas, no Setor Administrativo 6-Marrom, que terão 100% das áreas atendidas pela implantação da linha fina da rede de distribuição, com tubos de diâmetros entre 200mm a 50 mm. Também serão beneficiados o Complexo da Ajuda e localidades próximas.

A população aguardava, há anos, a expansão do sistema de abastecimento de água, já que o município sofre com a carência da água principalmente no verão, quando a cidade recebe muitos visitantes e o consumo aumenta.

A fase urbana está adiantada, com a instalação de tubos de ferro fundido também de 600mm, ao longo da Linha Azul, no lado direito de quem vai em direção à Via Industrial. As tubulações já chegaram até a entrada da Ajuda com instalação de 9.600m de tubos para adução de água tratada. A colocação dos tubos é feita em duas direções, uma segue na Linha Azul, entra no Botafogo, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, ao lado do Canal da Virgem Santa, em direção ao Morro de Santana. Do outro lado, vai da Linha Azul em direção ao Trevo da Ajuda e daí em direção às localidades da área norte que não contam ainda com rede de distribuição de água da Cedae.

Concluída a colocação das tubulações, as ações vão trazer a água tratada do reservatório de Santa Mônica, com capacidade de 5.000m³ de água, até o Trevo da Ajuda, levando a água ao Complexo da Ajuda (Ajuda de Baixo, de Cima, Planalto da Ajuda) e localidades próximas como Jardim Franco e Brisa do Vale, interligada às redes existentes e garantindo o abastecimento à população. Após essa fase, as obras continuam com instalação de tubos até o Lagomar.

Atualmente, em Macaé, são tratados 700 litros de água por segundo e a expectativa é que, com a parceria com a prefeitura, o serviço melhore. No verão, há grande preocupação da população, temendo a falta d'água. Com a falta de chuva, a preocupação aumenta. O prefeito Dr. Aluízio apoia por meio das ações das secretarias a ampliação do abastecimento de água. "Nossa preocupação aumenta com o verão e a carência de chuva. A administração municipal apoia as ações da Cedae junto à população e as obras são bem recebidas ", destaca.

As obras estão em ritmo normal, de acordo com o gerente da Litorânea Norte da Cedae, Fernando Arruda. Segundo ele, a companhia está vigilante, com o aumento da demanda de água por conta dos dias de muito calor. "Quando recebemos reclamação de falta d'água, onde a rede da Cedae está instalada, vamos ao local para verificar se há vazamentos ou outros problemas que estejam interrompendo o abastecimento para solucionar o problema. A população pode ajudar, evitando os desperdícios, pontua Arruda.


Fotos Relacionadas