Abertas inscrições para Festival Estudantil de Música

17/04/2018 12:58:00 - Jornalista: Waleska Freire e Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio

Começaram nesta segunda-feira (16) e seguem até 18 de maio as inscrições para o III Festival Estudantil de Música. As fichas estão disponíveis em e-mail enviado para as escolas municipais e no site da Prefeitura de Macaé. O cadastro preenchido deverá ser enviado para o endereço eletrônico coordenacaodecultura@yahoo.com.br ou entregue em envelope lacrado na sala da Coordenação de Cultura no 2º andar da Cidade Universitária, localizada na Avenida Aloísio da Silva Gomes, número 50, Granja dos Cavaleiros. A inscrição pode ser feita pelo participante e/ou representante legal quando menor.

Alunos do 6º ao 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio da rede municipal poderão participar da programação, que contará com etapas eliminatória e classificatória. O evento acontece dia 23 de maio, às 14h, no Teatro Municipal de Macaé, onde haverá a seletiva em que serão classificadas 12 músicas. Já no dia 20 de junho será a etapa final, no mesmo teatro, às 14h.

O Festival de Música tem como propostas fomentar o desenvolvimento da arte nas escolas, utilizando a música como meio, criando espaço e estímulo para a expressão de talentos na área da criação artística, além de incentivar e despertar na comunidade escolar o gosto pela música em suas mais variadas formas.

De acordo com a Superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, esta será uma oportunidade para descobrir talentos e intensificar as artes nas escolas. "A realização do Festival tem como objetivos conhecer e divulgar os diferentes talentos e promover o intercâmbio e a integração entre os estudantes", ressalta.

Composição e intérprete serão avaliados

Para participar do evento poderão ser inscritas até duas músicas por participante. A programação será dividida nas categoria de melhor composição (música inédita) em qualquer gênero musical e melhor intérprete.

Na categoria de melhor intérprete, o estudante poderá concorrer com qualquer música, seja autoral (música inédita) ou de outros autores nacionais e internacionais.

Julgamento - Os participantes classificados serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais da música de Macaé. Os critérios de julgamento são melhor composição - originalidade, arranjo e letra. Já para melhor intérprete os quesitos são domínio técnico, musicalidade, afinação e presença de palco. Havendo empate, o critério será maior nota para o quesito letra, para música inédita e afinação para o quesito intérprete. Se persistir serão observadas as maiores notas dos demais quesitos.

A organização do III Festival Estudantil de Música Estudantil disponibilizará bateria completa, sonorização para voz com microfones, cubo de guitarra/violão e contrabaixo. Serão permitidos uso de playback e backing vocal.

No caso de uso de playback somente será permitido o uso de pendrive e deverá ser entregue à organização uma hora antes do início das apresentações. Não serão permitidos bailarinos nas apresentações, além de músicas com apologia à violência, às drogas, com conteúdo erótico e discriminatório e de cunho religioso.