Abertas inscrições para Seminário de Educação Inclusiva

09/09/2019 12:05:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Evento será promovido no dia 17 na Cidade Universitária

Estão abertas as inscrições para o V Seminário de Educação Inclusiva no endereço https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/5seminarioeduinclusiva. O encontro, que terá como tema "Tecendo Práticas Intersetoriais", vai acontecer no dia 17 (terça-feira), no auditório da Cidade Universitária, das 8h às 17h. Estão sendo oferecidas 200 vagas. Podem se inscrever profissionais da educação que atuam nas redes pública e privada. O cadastro será encerrado até todas as vagas serem preenchidas.

A expectativa é receber representantes de outros municípios como Rio das Ostras, Rio Bonito, Quissamã, Carapebus e cidades vizinhas. A programação faz parte da Semana de Educação Inclusiva, que vai acontecer de 16 a 20 deste mês nas escolas municipais.

O objetivo do Seminário é promover a formação continuada para os profissionais da educação e comunidade com a proposta de conscientizar, mobilizar e fortalecer as ações que integram os direitos à educação, saúde, assistência social, entre outros. Diante da temática da programação, a intersetorialidade será destacada, pois representa uma estratégia de gestão baseada na articulação das diferentes áreas que compõem a administração pública, na qual o aluno com deficiência da rede de ensino perpassa por todos os setores do município.

O cronograma do Seminário de Educação na Perspectiva Inclusiva contará com mesas-redondas, palestras, apresentações culturais e compartilhamento de experiências. A abertura será às 7h30 com credenciamento. Logo após, haverá palestra "Tecendo práticas intersetoriais", às 8h30. Em seguida vai acontecer a mesa-redonda "A atuação dos conselhos na garantia dos direitos da pessoa com deficiência" com a participação de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD). A abordagem será conduzida pela assistente social da Secretaria de Educação, Viviane Rocha.

Já às 10h45, será a apresentação "Práticas inclusivas. Como eu faço" com a participação do diretor da Escola Municipal Onilda Maria da Costa, Aparício da Silva de Souza, além do psicomotricista Gabriela Santiago e a orientadora educacional Andrea Waldhelm.

No decorrer da tarde, haverá às 13h30 a abordagem "Incluindo através de histórias" com os contadores de história da rede municipal. A programação segue às 14h com a palestra "Desafios na inclusão da pessoa com deficiência" com os especialistas Narciso Guedes e Maria Christina Menezes, que atua como médica do trabalho. Os participantes também terão acesso à exposição de quadros de arte Naïf com o artista Glauco Guedes. O encerramento do seminário contará com mesa-redonda "Diálogo inclusivo" com a participação dos representantes dos grupos Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam) e Família T 21 (familiares de pessoas com síndrome de Down). A ocasião terá mediação de Sara Lopez.