Abril é o mês de vacinação contra a gripe para idosos

02/03/2005 17:12:05 - Jornalista:

Está prevista para a segunda quinzena de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe para idosos. A Secretaria de Saúde de Macaé, através da Coordenação de Saúde Coletiva, já está se preparando para montar a equipe que atuará nos diversos postos montados em todo o município.

A campanha tem como público alvo pessoas acima dos 60 anos de idade, incluindo portadores de asma grave, doenças metabólicas crônicas (incluindo Diabetes Mellitus), disfunção renal, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado de imuno-supressão.

Essa campanha combate o vírus Influenza, tipo mais agressivo da gripe, que pode causar a pneumonia e até a morte. A imunização contra a gripe começa 15 dias após a aplicação da vacina.

O secretário de Saúde, Dr. Fernando Diogo lembra que é muito importante que as pessoas se sensibilizem e adiram a campanha, pois gripe pode se transformar em problemas de saúde mais graves. “Ao contrário do que a maioria pensa, a gripe é uma doença perigosa, que pode provocar complicações e até levar o paciente à morte”, finaliza.